No Ensino Médio Técnico do Senac, a juventude é a protagonista. Com uma proposta pedagógica inovadora, estudantes possuem liberdade e autonomia para desenvolver seus projetos e conquistar uma formação cidadã, profissional e humanizada. Vamos abrir as portas das nossas unidades para toda a família conhecer de perto como esse aprendizado funciona.
O Projeto Profissional se apresenta como mais um espaço em que alunas e alunos podem exercitar a prática do mundo do trabalho, da tecnologia e da cultura digital, com posturas reflexivas e ativas no que toca à sustentabilidade, à ética profissional, ao respeito às diversidades, ao empreendedorismo responsável e socialmente consciente, além disso, está diretamente ligado ao Projeto de Vida e ao Projeto do Ano Letivo, visto que ambos lidam com as expectativas e experiências de alunas e alunos.
Este painel conta com 66 Projetos Profissionais dos alunos do Ensino Médio, cada ano apresenta uma temática de desenvolvimento e tem por finalidade evidenciar o processo desenvolvido até o 3º bimestre de 2022 rumo a finalização neste 4º bimestre.
Venha conhecer os projetos em desenvolvimento dos nossos alunos e alunas dos 1ºs, 2ºs e 3ºs anos do Ensino Médio Técnico.
Projeto: A&A
Estudantes do 2º ano do Ensino Médio Técnico Cassandra, Lucas Affonso, Pedro, Pedro Luiz, Giles e Bruno são os mentores do projeto que estuda a ansiedade. Com a ajuda de profissionais da saúde estão analisando a literatura sobre o assunto e pretendem divulgar às pessoas que precisam buscar ajuda sobre o assunto.
Local: 4º andar
Projeto: Brincando com o paladar
Estudantes do 2º ano do Ensino Médio Técnico Maria Heloisa, Liz Ariel, Giovanna, Lana, Isabelle e Ana Julia compartilham experiências e pesquisas entre as integrantes com o universo da comida, através de postagens no Instagram. Focam no vegetarianismo e veganismo. Apresentam a montagem dos cardápios e as postagens nas redes sociais.
Local: 4º andar
Projeto: Despertar-RPG
Estudantes do 2º ano do Ensino Médio Técnico Lucas, Edivanderson e Luiz Gustavo formam o grupo de desenvolvimento do Derspertar-RPG que foca em realizar uma história contada em tempo real num mundo medieval fictício. É uma vertente de jogos de cartas que te possibilita interpretar algo em outra realidade.
Local: 4º andar
Projeto: Jogos para todos
Estudantes do 2º ano do Ensino Médio Técnico Pedro, Tiago, Henrique e João Augusto vão apresentar o desenvolvimento de um jogo da primeira pessoa de tiro com compatibilidade para rodar em todo o tipo de dispositivo.
Local: 4º andar
Projeto: My docs
Estudante do 3º ano do Ensino Médio Técnico Marco Antonio está produzindo um documentário que apresenta a importância da música na vida das pessoas. Tanto para profissionais como para pessoas que tem a música como hobby. O estudante vai apresentar as cenas do documentário já gravadas.
Local: 4º andar
Projeto: Oficina da Madeira
Estudantes do 3º ano do Ensino Médio Técnico Gabriel, Pedro, Pedro Valverde e Miguel apresentam como utilizar madeiras recicláveis para montar móveis. Durante a Mostra vão apresentar os materiais produzidos.
Local: 4º andar
Python
Estudante do 1º ano do Ensino Médio Técnico Giovane apresentará desenvolvimento de software. Phython é o programa que desenvolveu para ensinar outras pessoas a desenvolver linguagem de programação, através de vídeo aula.
Local: 4º andar
Sakurai
Estudantes do 1º ano do Ensino Médio Técnico Enrico, Pedro e Henryque estão criando História em Quadrinhos em estilo Mangá. Os alunos vão apresentar toda a produção realizada até o momento.
Local: 4º andar
String Music
Estudantes do 3º ano do Ensino Médio Técnico Lucas, Leonardo e Pedro criaram uma plataforma on-line para auxiliar pessoas que querem aprender a tocar violão de uma forma fácil e gratuita. Vão apresentar as plataformas em que estão inseridos.
Local: 4º andar
Tertúlia
Estudantes do 3º ano do Ensino Médio Técnico Manuela, Luiza, Lorena, Gabriel, Ryan e Ana Luiza declaram que falar de poesia pode ser uma boa tertúlia! Tertúlia pode ser também classificada como um coletivo de pessoas íntimas reunidas em prol de um mesmo objetivo e, para este grupo, o objetivo é reunir suas inseguranças, desejos, sonhos e sentimentos, transformando-os em um belo conjunto de poesias e publicá-las em um livro.
Local: 4º andar
Oficina que, através de diversas linguagens artísticas, se propõe a fazer uma discussão sobre direito à cidade, abordando temas como: centro e periferia, favelas, arte urbana, ocupação do espaço e desigualdades historicamente sociais. Os participantes serão convidados a construir um mural colaborativo sobre intervenção urbana.
Graduada em Ciências Sociais pela UNESP de Araraquara, onde desenvolveu pesquisas sobre o ano de 1968 no Brasil. Mestranda em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas com pesquisa sobre torcidas organizadas de futebol do São José Esporte Clube. É professora de Ciências Humanas do Senac São José dos Campos.
Formada em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF), cursando Pedagogia (Anhembi Morumbi) e pós Graduação em Educação pelo Instituto Federal.
Técnica em Enfermagem Escola da Fundação Robert Wood Johnson de SJC. Licenciatura e Bacharel em Geografia – (Universidade do Vale do Paraíba). Mestre em Planejamento Urbano e Regional. Profa. Ensino Fundamental e Médio do curso EaD de Especialização em Saúde Pública Faculdade de Saúde Pública USP. Licenciatura curta em Pedagogia pela Metodista. Voluntária no Centro Dandara de Promotoras Legais Populares.
Desmontagem parcial do gabinete para identificação de componentes internos do computador.
Realização na sala 08.
Cursando Pós-graduação em Data Science e Analytics pela USP ESALQ. Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação pela Fatec Itaquaquecetuba. Professor de TI há 9 anos.
Oficina Maker para conhecer diferentes formas de produção de energia.
Realização na sala 10.
Docente no EMED. Bacharel e licenciada em Química pelo Mackenzie e licenciada em Pedagogia pela Uninter. Atuou em multinacionais, na área de pesquisa e desenvolvimento de produtos. Atualmente cursa pós-graduação em Docência no Instituto Federal SJC e licenciatura em Educação Especial na UFSCAR.
Formado em Engenharia, pela UEG, licenciatura em Física, Pós-graduação em Lean Manufacturing, professor do Ensino Médio Técnico.
Nesta oficina, os participantes farão uma receita de Cookies e aprenderão as medidas, os ingredientes e o modo de preparo em inglês.
Realização na Cozinha Pedagógica.
Graduada em Letras com pós-graduação em Tecnologias e Formação de Professores pela
UNIFEI e Psicopedagogia pela UMESP. Certificada pela Cambridge University, atua como
professora de Língua Inglesa há mais de 14 anos. Atualmente, integra o corpo docente do
Ensino Médio Técnico do Senac/SJC.
Neste evento, o participante terá um gostinho de como é estudar o Ensino Médio no Senac, vivenciando dinâmicas e jogos cooperativos que possibilitam diferentes formas de aprender.
Tudo isso integrando as áreas do conhecimento e usando diversas estratégias para você conferir como é a dinâmica de desenvolvimento e avaliação na rotina escolar.
É professora licenciada em Química e Física e possui pós-graduação em Química pela UFLA e em Engenharia Ambiental pela UNICAMP. É docente do Ensino Médio do Senac Jundiaí.
Pedagoga, pós-graduada em Gestão de Projetos e mestre em Educação e Currículo. Atua como coordenadora educacional no Senac Jundiaí.
Nesta atividade, estudantes conhecerão a ferramenta Spark AR Stúdio, desenvolvida pelo grupo Meta, para a criação de imagens em realidade virtual 2D a partir de filtros de lentes digitais 3D para simular realidade aumentada. Esta situação de aprendizagem manipula saberes e habilidades para a competência: produzir projetos gráficos para marketing digital, abordada durante estudos no primeiro ano do EMED Multimídia.
Mestre em Artes Visuais, especialista em Design Editorial, China Filho atua como professor, artista e designer. Com expertise nas áreas de arte, comunicação, design, educação, jogos, multimídia e tecnologia. Atualmente é professor de formação técnica e profissional no EMED do Senac Lapa Scipião em São Paulo e nas escolas técnicas estaduais.
Uma reflexão acerca dos estereótipos de cientista e do papel da mulher na pesquisa. A pergunta disparadora é: quem pode ser cientista?
Bacharel e Licenciada em Química pela Universidade de São Paulo, professora de Química e Laboratório de Ciências desde 2014.
Revisora de material didático para Ensino Médio Regular e EJA.
Mestranda em Eletroquímica e eletroanalítica com o projeto: “Desenvolvimento de dispositivo analítico visando à detecção de creatinina no local de aplicação”
Os palestrantes debatem sobre projeto de vida e como o mesmo pode marcar e enriquecer a trajetória e futuro dos jovens.
RODRIGO CIRÍACO é escritor, educador, editor e produtor cultural. Autor de cinco livros: “Te Pego Lá Fora” , “100 Mágoas” , VendoPó…esia”edos infantis “Menino Moleque Poeta Serelepe” e “Vovó virou semente”. Desenvolve há 18 anos a “Pedagogia dos Saraus”, trabalho de incentivo à leitura e formação literária com jovens, crianças e adolescentes das periferias de São Paulo. É curador do espaço cultural CASA POÉTICA, e criador do SarauZim – Sarau Infantil, primeiro sarau voltado exclusivamente para a molecada.
Professor da área de Linguagens do EMED do Senac ACL. Graduado em Letras Português e Inglês, mestrando pela UNIFESP. Atuou por anos na área de comunicação corporativa e como docente em escolas da rede privada de ensino.
Nesta oficina, mostraremos como o Senac se conecta ao universo escolar da educação básica, utilizando o Minecraft como ferramenta e didática baseada em jogos, proporcionando ao jovem a oportunidade de conhecer as habilidades relacionadas em cada área do conhecimento que serão trabalhadas durante o ensino médio.
Licenciado em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos e pós-graduado em Aprendizagem e Inovação pela Universidade Anhembi Morumbi. É professor de Ensino Fundamental e Ensino Médio desde 2011 e possui formação técnica em Arte Dramática pelo Senac. Atua na Cia Cenicomania em Santos e realiza trabalhos com teatro, cinema e eventos culturais na Baixada Santista e Grande São Paulo há mais de 15 anos.
Os participantes farão a experimentação do escalda pés durante a oficina e cada aluno vai produzir 1 aromatizador de ambiente e 1 sachê de escalda pés para levar pra casa.
Docente do Senac Santos nos cursos da área de saúde e bem-estar, é formada Técnica em Estética pelo Senac e também, graduada em Estética e cosmética. Especialista em pré e pós-operatório em cirurgia plástica. Especialista em drenagem linfática pós operatório em cirurgias plástica. É laserterapeuta e pós-graduanda em eletrotermofototerapia.
Nesta oficina você terá o desafio de resolver problemas utilizando os recursos educacionais do Minecraft. O jogo é uma edição educativa que será mediada por docentes do Ensino Médio Técnico no Senac Jabaquara. Venha conhecer como o Jeito Senac de Educar acontece na prática.
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Santo Amaro (2015). Desenvolveu pesquisas sobre Distribuição Geográfica de Polinizadores, através da criação e análise de bancos de dados em parceria com o Instituto de Biociências (USP) e Instituto Tecnológico da Vale (ITV). Atuou em trabalhos voltados à Sustentabilidade e sua abordagem em livros didáticos para o Ensino Médio. Experiência em Ecologia, Reflorestamento e Compensação Ambiental, Condução de Projetos e Gestão Pública. Atua na área da educação em Ensino Fundamental II e Médio por meio de metodologias que visam a inserção de aspectos sociais e culturais em seu aprendizado. Professor no Ensino Médio Técnico do Senac Jabaquara.
Tem como intenção apresentar a visão do Senac para a oferta do Ensino Médio Técnico e como o curso se desenvolve na unidade, com experiências reais, tendo como público prioritário as mães, os pais, os representantes legais e os responsáveis financeiros.
Sociólogo, cientista social com extensão em Antropologia da Juventude, especializado em Formação Integral e mestrando em Projetos Educacionais de Ciências. Atua como Coordenador Educacional do Senac São Paulo. Tem vasta experiência como docente de educação profissional, de cursos de desenvolvimento social e de ensino médio na rede estadual de ensino.
A atividade visa estimular a leitura dos contos de terror e explorar o acervo de nossa biblioteca.
Local: Biblioteca – Bloco II
Licenciado em Letras – Português/Espanhol pela UFSCAR. Extensão Universitária pela Universidade de Aveiro – Portugal.
Exibição do documentário Guerras do Brasil e roda de conversa sobre a chegada dos europeus no país e relação da sociedade brasileira com a população indígena ao longo do período colonial até os dias atuais.
Local: Auditório – Bloco I
Formado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É professor do Ensino Médio Técnico do Senac Bauru na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHS).
Atividade prática sobre o universo Multimídia: técnicas de UX Design e noções básicas de HTML.
Local: Sala 26 – Bloco II
Bacharel em Designer Gráfico, Mestre em Mídia e Tecnologia pela Unesp/Bauru e pesquisador na implementação e desenvolvimento de Smart Cities, sustentabilidade e educação 4.0 no país.
Há 15 anos atua na área de design, educação e recentemente, na área de game design.
Atividade prática com quiz sobre componentes de hardware utilizando o Kahoot.
Local: Sala 12 – Bloco II
Professor de formação técnica na área de Informática. Possui mestrado e cursa doutorado na área de Educação. É entusiasta da cultura maker.
A atividade irá propor um desafio baseado nas estratégias do jogo de xadrez que é composto por embates épicos, por uma estética refinada e artística, pelo cálculo lógico matemático típico das ciências da natureza e pela descrição analítica das ciências humanas.
Local: Sala de Convivência – Bloco I
Licenciado em Física e Bacharel em Filosofia, é Mestre e Doutor em Educação para a Ciência com ênfase em Ensino de Física. Tem experiência em pesquisas relacionadas a metodologias de ensino abertas e dialógicas e teoria da aprendizagem – na vertente histórico-cultural. Tem interesse em música, teoria e técnica musical, programação, tecnologia, história da tecnologia e xadrez.
Pistas matemáticas para desvendar o Cubo Mágico.
O cubo mágico é um quebra-cabeças, que precisa de muita lógica matemática para ser montado.
É isso mesmo, não são movimentos aleatórios e algumas pistas matemáticas irão te ajudar a desvendar esse mistério.
Quais são essas pistas? Vem com a gente descobrir!
Professor da área Matemática e suas Tecnologias no Senac, possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos.
Em Literatura e Arte no Minecraft, convidamos você a reproduzir cenários de obras literárias e de quadros da História da Arte em um passeio pelo mundo aberto cheio de descobertas e desafios. Assim, você despertará a sua criatividade, lógica, paciência e explorará novos horizontes em um mundo digital por meio de um dos jogos mais aclamados do século XXI.
Professor de Literatura e Língua Portuguesa no Ensino Médio Técnico do Senac Pindamonhangaba. Possui especialização em Literatura e Mestrado em Linguística Aplicada. Desenvolve projetos de formação de leitores aliados às mídias digitais. Gosta de Design editorial e trabalha como revisor em agências de publicidade.
Professora, leciona a disciplina de arte no Ensino Médio Técnico do Senac Pindamonhangaba. Formada Licenciatura na FASC – Faculdade de Santa Cecília em Educação Artística, tem Formação em Pedagógica pela universidade FACIC de Ciências Humanas do Estado de São Paulo. Leciona, no contraturno, para educação de Jovens e Adultos no Estado de São Paulo. Voluntária em projetos de teatro coletivo da região.
Durante o período da adolescência surgem muitas questões e inquietações sobre a sociedade.
Iremos conversar sobre alguns temas que jovens trazem durante esse período, priorizando dois olhares o linguístico e o biológico.
Professora da área de Linguagens no Ensino Médio do Senac. Possui graduação em letras e mestrado em Linguística com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Língua Materna pela Universidade Federal de São Carlos. Parecerista da revista Cadernos Negros.
Professor da área de Ciências da Natureza no Ensino Médio do Senac. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Lavras (2018).
Venha conhecer como o Projeto de Vida previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é trabalhado no Ensino Médio do Senac São Carlos. Vamos conversar como ações pedagógicas que levam os jovens a projetar e idealizar a própria vida, revelam um processo de tomada de consciência da responsabilidade de cada um em sua atuação social, descoberta de si mesmo, dos outros e do meio em que vivemos.
Professor do ensino médio técnico no SENAC São Carlos, área ciências humanas. Mestre em educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – PPGE/UFSCAR. Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – FFLCH/USP . Técnico em Produção de Áudio e Vídeo pela Escola Técnica Estadual Jornalista Roberto Marinho – ETEC/JRM. Atualmente cursando a Especialização em Ensino de Sociologia, modalidade EAD, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul CPNV/UFMS.
As alterações da reforma do ensino médio reconfigurararam aspectos importantes do ensino médio. Nesse encontro, os participantes discutem a organização do currículo por áreas do conhecimento, incentivando a interdisciplinaridade, os itinerários formativos e a existência de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que passa a orientar o currículo de todas as escolas.
Diretor do Senac São Carlos. Graduado em Propaganda, Publicidade e Criação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com especialização em Gestão Escolar pela Faculdade São Luís e Mestrado em Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário Municipal de Franca – Uni-Facef.
Coordenadora do Ensino Médio Técnico no Senac São Carlos. Doutora em Sociologia e mestra em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. Especialista em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Senac e Cientista Social formada pela Unesp.
Aluna do segundo ano do ensino médio integrado ao técnico em informática do Senac São Carlos.
Vivencie a demonstração de utilização do Sistema de Informação Geográfica por meio do Google Earth. Depois, conheça exemplos de softwares aplicados na formação profissional, exibindo parte da infraestrutura de Tecnologia da Informação do Senac Pindamonhangaba. Aprecie ainda uma exposição dialogada sobre o uso e a expansão da tecnologia no processo de Ensino Aprendizagem do Ensino Médio Técnico.
Professor de Informática, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (IFSP), pós-graduado (Especialização) em Banco de Dados e BI e Pós-graduado (MBA) em Segurança da Informação, com certificações em CCNAv7 Introduction to Networks, Cisco Networking Academy, Red Hat System Administration II (RH134), Educador Inovador Certificado Microsoft (MIE), Red Hat System Administration I (RH124), Desenvolvimento de Aplicativos Móveis com Apache Cordova e JqueryMobile. Tem experiência em docência e acadêmica em diversas entidades.
Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap) e Graduado em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Foi bolsista/pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Sistema de Informação Geográfica, Planejamento Urbano, Gestão do Território e Geografia Humana.
Graduado em Gestão de Negócios e Inovação. Especialista em Marketing Digital e Analytics, em Gestão e Governança da Tecnologia da Informação, em Gestão de Projeto e em Metodologias Ativas e Prática Docente. Licenciado em Computação. Atualmente é professor do Ensino Médio Técnico em Informática e Ensino Médio Técnico em em Multimídia do Senac Pindamonhangaba.
Um teletransporte para uma experiência imersiva, com intuito de trabalhar conceitos de hardware e software, debatendo ética em tecnologia.
Atividades lúdicas para as crianças com contação de história, músicas e danças.
Local: Biblioteca do Senac São Bernardo do Campo
Para essa atividade não será necessário inscrição.
Nesta oficina os docentes demonstrarão como a integração entre as áreas do conhecimento é realizada em nossas aulas, propondo aos participantes vivenciar uma situação de aprendizagem. A atividade apresentará a conexão entre o itinerário de formação técnica e profissional e a área de ciências humanas.
Mestre em Gestão Ambiental e Sustentabilidade na Universidade Nove de Julho. Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Luzwell (2003), com MBA em Finanças e Banking, também pela Universidade Nove de Julho (2009). Mais de 10 anos de experiência na docência do Ensino Superior e Professor no Ensino Médio Técnico do Senac Jabaquara.
Professor de História em Educação Básica e cursinho desde 2009 . Licenciatura plena em História e Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Ceará. Pós-graduação em História do Brasil e Psicopedagogia. Professor da área de Ciências Humanas e Sociais no Ensino Médio Técnico do Senac Jabaquara.
As cores fazem parte do nosso cotidiano, porém muitas vezes não paramos para refletir o quanto elas impactam em nosso comportamento, seja para o consumo, ou nas atividades mais simples. Que tal mergulhar um pouco mais no universo das cores, passando pelos fenômenos biológicos, físicos e químicos? Além disso, entender melhor a teoria da cor, que a torna uma linguagem poderosa no universo das mídias.
Exposição no Hall de Eventos.
Graduado em Letras pela UMESP, pós-graduado em Gramática pela Unitau e pós-graduado em Cultura e Literatura pela UBC, atua como professor do Ensino Médio há 15 anos, além de ser poeta nas horas vagas.
Graduado em Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Ator, diretor e professor de teatro. Professor de Arte na rede privada de Campos do Jordão e professor de Arte e Filosofia no SENAC São José dos Campos.
Nesta atividade os estudantes desenvolverão um webgame 2D de plataforma, a partir da aplicação de conceitos da lógica e da estratégia de construção de ações, funções e eventos em ferramenta online para desenvolvimento de webgames 2D. Para isto, os estudantes serão apresentados à ferramenta Construct 3, que mobilizará sabres e habilidades para competência: produzir webgame 2D, abordada durante estudos no terceiro ano do EMED Multimídia.
Mestre em Artes Visuais, especialista em Design Editorial, China Filho atua como professor, artista e designer. Com expertise nas áreas de arte, comunicação, design, educação, jogos, multimídia e tecnologia. Atualmente é professor de formação técnica e profissional no EMED do Senac Lapa Scipião em São Paulo e nas escolas técnicas estaduais.
Um bate-papo onde o palestrante abordará situações e desafios que os estudantes trazem para a escola, compreensão de cenário e papéis da comunidade escolar.
Psicólogo, formação em psicanálise, mestre em educação, arte e história da cultura. Coordena programas de convivência escolar, formação de professores e gestão de equipes e de projetos interdisciplinares. Professor universitário nos cursos de Pedagogia e Psicologia.
Neste bate-papo proporcionaremos uma roda de conversa entre os participantes destacando a importância das soft skills no mercado de trabalho e evidenciando competências que os jovens irão trabalhar na formação técnica e profissional.
Consultora em Gestão de Pessoas, Professora da Formação Técnica integrada ao ensino médio do Senac Santos. MBA em Gestão,. Master Executive Coach e Psicóloga. Atuou em empresas nacionais e multinacional em Gestão de RH. Palestrante de temas como Desenvolvimento de Liderança e Inteligência Emocional. Atua em educação há 20 anos, na formação básica (nível médio); ensino técnico e superior. Atualmente íntegra a equipe de professores do Senac Santos.
Através da dança e o Jeito Senac de Educar, convidamos você a participar conosco desta atividade para conhecer a nossa escola, além de entender como os conhecimentos e saberes são desenvolvidos dentro da área de Linguagens e suas tecnologias.
O projeto do ano letivo, que é desenvolvido no Ensino Médio integrado ao técnico do Senac, apresenta a pesquisa como um princípio educativo.
Nessa mostra, os participantes terão a oportunidade de conhecer diferentes projetos que estão sendo desenvolvidos por alunos de todas as turmas do ensino médio no Senac São Carlos.
Um teletransporte para uma experiência imersiva, com intuito de trabalhar conceitos de hardware e software, debatendo ética em tecnologia.
Nesta oficina, de forma lúdica, utilizaremos um dos sólidos de Platão, o Hexaedro, mais conhecido como CUBO, para desenvolvermos o raciocínio lógico e filosófico através da planificação desse elemento e, como isso pode ser aplicado em qualquer área do conhecimento seja educacional ou profissional.
Realização no auditório.
Mestrando em Educação -UCES
Especialista em Educação – PUCCamp
Graduado em Matemática e Ciências Biológicas – USF
Especialista, licenciado e bacharel em Matemática. Fundador da página do Facebook “Projetos de Matemática” e mencionado três vezes pelo Ministério da Educação por projetos na área. Professor do Centro Paula Souza e Seduc-SP.
O que as pessoas vão aprender no evento? Através de um jogo, utilizando de diversos elementos do cotidiano dos participantes, trabalharemos a autonomia de cada um, de acordo com suas reais necessidades, focando na elaboração de um planejamento financeiro. A atividade também contribuirá para uma reflexão de assuntos relacionados as tomadas de decisões sociais e ambientalmente responsáveis. A oficina tratará da educação financeira a respeito das questões atreladas ao desperdício, sustentabilidade e orçamento pessoal, desenvolvendo no participante a capacidade de planejar o seu futuro.
Docente do Ensino Médio Técnico do Senac. Doutorando em Administração e mestre em Pesquisa Operacional pela UNICAMP. Possui MBA em Finanças pela Saint Paul Escola de Negócios, Bacharel em Administração pela Universidade Mackenzie. Integra o Laboratório de Finanças e Contabilidade LABFIC – UNICAMP.
Fotos: com o nome do convidado no nome do arquivo
A memória olfativa é capaz de trazer lembranças e de criar sensações envolvendo pessoas e ambientes, e também pode trazer bem-estar. Nessa oficina você aprenderá a fazer aromatizares para diversos ambientes e ocasiões.
O participante será atendido pelos(as) alunos(as) do curso de Podologia, com a orientação e supervisão dos docentes especialistas do Senac. Aprenderá a cuidar dos pés, sendo aplicada às técnicas de lixamento plantar e de hidratação.
Será necessário realizar a inscrição e o atendimento será por ordem de chegada. Cada atendimento demorará de 15 a 30 minutos a partir das 11:30.
Que tal expandir seu repertório linguístico? Nesta conversa faremos um passeio por algumas línguas do mundo a fim de verificar como se aproximam e se distanciam da nossa língua portuguesa.
Você sabia que é possível participar de um clube de xadrez na escola? Nessa oficina iremos apresentar para você essa proposta desenvolvida no contexto do Projeto de Vida, onde você vivenciará as técnicas do jogo em nível básico ao intermediário.
Você sabia que a programação pode te ajudar a analisar dados estatísticos? Aprenda estatística descritiva, com base nos dados do IBGE, para analisar a realidade brasileira, ao mesmo tempo que desenvolve suas habilidades em programação utilizando a linguagem Python. Conheça essa linguagem de programação que está sendo amplamente aplicada na área de TI.
Uma abordagem interdisciplinar sobre o estudo da água, na qual utilizaremos uma fonte presente na unidade, para discutir diferentes assuntos abordados nas áreas do conhecimento.
Vivencie uma de nossas marcas formativas: atitude empreendedora. Neste bate-papo você conhecerá como o Senac desenvolve em seus estudantes uma postura criativa e inovadora. A atividade será mediada pelo docente Anderson que é um dos interlocutores de empreendedorismo no Senac São Paulo.
Administrador e Empreendedor com foco de atuação de mais de 14 anos em docência. Pós-graduado em Pedagogia, Gestão de Pessoas e Administração de Empresas pela FGV. Interlocutor de Empreendedorismo, mediador de Workshop, palestrante e docente dos cursos técnicos em Administração e Recursos Humanos, atuando em projetos que demandam metodologias criativas e colaborativas que auxiliam no processo de aprendizagem no Senac Jabaquara.
Apresentações com Professores do grupo Ciência em Show com experimentos interativos.
Realização será no auditório.
Um teletransporte para uma experiência imersiva, com intuito de trabalhar conceitos de hardware e software, debatendo ética em tecnologia.
Apresentação dos projetos do ano letivo desenvolvidos pelos alunos dos cursos de Informática e Multimídia, demonstrando a metodologia utilizada e os resultados esperados.
Sendo uma das bebidas mais consumidas no mundo, o chá é universal e atravessa inúmeras culturas desde a antiguidade. Nessa oficina você conhecerá um pouco mais sobre a bebida e aprenderá a prepará-la e a fazer drinques não alcoólico.
Formado em tecnologia da gastronomia e Gerontologia, especialista em vigilância sanitária e educação adulta, com mais de 20 anos de experiência no mercado de A&B, docente de bebidas do Senac Campinas e outras instituições de renome.
Esta atividade destaca atividades práticas que demonstram como o Jeito Senac de Educar se desenvolve no Ensino Médio Técnico.
Licenciado em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos e pós-graduado em Aprendizagem e Inovação pela Universidade Anhembi Morumbi. É professor de Ensino Fundamental e Ensino Médio desde 2011 e possui formação técnica em Arte Dramática pelo Senac. Atua na Cia Cenicomania em Santos e realiza trabalhos com teatro, cinema e eventos culturais na Baixada Santista e Grande São Paulo há mais de 15 anos.
Apresentar como o Senac desenvolve o curso com experiências reais para desenvolver habilidades socioemocionais, trabalho em equipe e prototipação.
Realização no Auditório.
Sociólogo, cientista social com extensão em Antropologia da Juventude, especializado em Formação Integral e mestrando em Projetos Educacionais de Ciências. Atua como Coordenador Educacional do Senac São Paulo. Tem vasta experiência como docente de educação profissional, de cursos de desenvolvimento social e de ensino médio na rede estadual de ensino.
Neste bate-papo, abordaremos o novo modelo do Ensino Médio Técnico, cronograma de aulas, metodologia e Jeito Senac de Educar, além de orientações e apresentação da estrutura da nossa escola, possibilitando uma experiência sobre como é estudar no Senac Sorocaba, vivenciando diferentes formas de aprender.
Coordenadora responsável pelo Ensino Médio Técnico no Senac Sorocaba, possui especialização em Gestão Escolar, pós-graduada em Marketing e Administração de Empresas, atuando há mais de 15 anos na área de Educação, coordenando equipes multidisciplinares, planejamento de ações educacionais, resolução de conflitos e desenvolvimento de equipe.
Coordenador Pedagógico do Senac Sorocaba, possui mestrado em Educação, especialização em Gestão e Governança, graduado em Letras, Pedagogia e Gestão Pública.
Neste encontro você irá conhecer como é estudar no ensino médio integrado ao curso técnico e como isso impacta em futuro profissional repleto de autonomia, aprendizado e protagonismo.
Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo e formada em Psicologia pela USJT. Pós-graduação em Psicopedagogia, Gestão Escolar, Docência para o Ensino Superior e Gestão de pessoas. Mais de 15 anos de vivência nas áreas da educação, social, profissionalizante e formação socioemocional de crianças e jovens. Experiência com formação de educadores, planejamento de ações, resolução de conflitos, sistema de avaliação e liderança de equipe. Responsável pela coordenação e desenvolvimento de programas e projetos educacionais.
Mestre em Gestão Ambiental e Sustentabilidade na Universidade Nove de Julho. Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Luzwell (2003), com MBA em Finanças e Banking, também pela Universidade Nove de Julho (2009). Mais de 10 anos de experiência na docência do Ensino Superior e Professor no Ensino Médio Técnico do Senac Jabaquara.
Neste encontro você irá saber mais sobre como é estudar no ensino médio integrado ao curso técnico no Senac São Miguel Paulista. Você irá conhecer nosso time de docentes, nossa Infraestrutura e poderá tirar todas as suas dúvidas. Este evento é uma ótima oportunidade para vivenciar os diferenciais que só o Senac pode oferecer.
Coordenador de Negócios e Projetos Educacionais, responsável pelo Ensino Médio Técnico no Senac São Miguel Paulista. Graduado em Pedagogia, especialização em Psicopedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul, Gestão Escolar pelo Senac, Gestão de Pessoas pelo Mackenzie e Mestrado em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS.
Coordenador educacional do Ensino Médio Técnico. Possui doutorado em filosofia e mais de uma década de experiência em educação. Apreciador de tecnologias musicais e, também, de guitarras.
Neste encontro você irá saber mais sobre como é estudar no ensino médio integrado ao curso técnico no Senac São Miguel Paulista. Você irá conhecer nosso time de docentes, nossa Infraestrutura e poderá tirar todas as suas dúvidas. Este evento é uma ótima oportunidade para vivenciar os diferenciais que só o Senac pode oferecer.
Coordenador de Negócios e Projetos Educacionais, responsável pelo Ensino Médio Técnico no Senac São Miguel Paulista. Graduado em Pedagogia, especialização em Psicopedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul, Gestão Escolar pelo Senac, Gestão de Pessoas pelo Mackenzie e Mestrado em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS.
Coordenador educacional do Ensino Médio Técnico. Possui doutorado em filosofia e mais de uma década de experiência em educação. Apreciador de tecnologias musicais e, também, de guitarras.