Olhar decolonial para o design de mobiliário e produto
Philipe Fonseca é, porque outros foram. Dando continuidade a filosofia africana “eu sou, porque nós somos”. Um designer intencionado a trazer identidade negra, origem, herança e ancestralidade para suas peças. Tornar palpável o afro-centrismo através de produtos que são maiores que suas qualidades estéticas e carregam consigo histórias e referências da cultura negra que há tempos deveriam ser reconhecidas.
Os mobiliários da marca Philipe Fonseca chegaram no mercado munidos de valores que habitualmente não são evidenciados. Poltrona e Puff Gorila, Banco Fío, Puff Besouro, Cadeira Black carregam a valorização de movimentos da história negra e fazem com que seus consumidores olhem para um contexto, além de um produto.
Comercializados de Brasília à Suécia, os produtos são buscados pela identificação dos consumidores com a forma do artista de se expressar, englobando a vivência cotidiana de um negro em constante apropriação de sua ancestralidade. O público de Philipe Fonseca é composto pelos consumidores conscientes, de forma abrangente: faixa etária extensa, ativos social e economicamente, agentes transformadores que compartilham principalmente a carência da valorização negra no país e no mundo.
No mercado do designer mobiliário, as peças Philipe Fonseca deixam de ser histórias e passam a tomar forma física. Possuem grande aceitação dos amantes de arte por valorizar de forma única, delicada e potente a óptica negra. Procurado pela Casa Vogue Brasil, Novos Talentos Brasileiros, PodCasts e outras plataformas, o designer carrega seus propósitos no cotidiano, no trabalho e nas mídias, compartilhando seu processo criativo e inspirando a representatividade.
A constância do processo criativo de Philipe Fonseca é intuitiva e fluida, com a liberdade autoral de não se restringir um conceito a um tempo determinado. O essencial é abordar os seus valores de diferentes formas e em diferentes contextos, dando permissão para cultura negra ser representada e potencializada.