Slam da Cana – tarde Roda de conversa – Slam da Cana, cortando uns versos com Betto Souza e Natalia Marques Emaye. Os Slam’s são campeonatos de poesia autoral, alicerçados na oralidade que interligam a poesia falada ao redor do Brasil e do mundo.
Palestrantes
Betto Souza
Betto Souza é artista visual, arte educador, poeta, pesquisador e curador independente, formado em Ciência da Informação e Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo. Natural das quebradas de Francisco Morato – SP, reside em Ribeirão Preto interior de São Paulo desde 2015 onde desenvolve atividades para educativos de exposições de Arte, ministra oficinas e realiza produções culturais. Transita entre linguagens contemporâneas da arte e literatura, tendo como principal ferramenta o desenho e a palavra falada aliadas a experimentos gráficos e digitais. Fundador e slammaster do Slam da cana em Ribeirão Preto – SP, é também membro fundador do coletivo artístico literário Encontrão Poético em francisco Morato – SP.
Emaye Natalia Marques
Nascida em São Joaquim da Barra, SP, ano 1986, Natalia Marques é filha da casa Egbe Awo Asè Iya Mesan Orun, artista visual, figurinista, arte educadora e curadora independente. Sua pesquisa está centrada na relação entre a população negra do interior paulista e a indústria da cana-de-açúcar—importante atividade econômica na região desde o final do séc XIX—, as ferramentas utilizadas e as vestimentas ligadas a essa produção econômica, especialmente na intersecção destes elementos com a experiência da mulher negra. Sua prática artística se desdobra em cruzamentos entre linguagens performativas e o campo da visualidade (como print e gravura). Como parte intrínseca de seu pensar e fazer artístico, desenvolve ações educativas para exposições. Natália é membro-fundadora e curadora do coletivo Artístico literário Encontrão poético – SP, é Slammaster no campeonato de poesia falada Slam da Cana – RP, e também integrante do Centro Cultural Orunmila em Ribeirão Preto.
Links Relacionados