9ª Semana Senac de Leitura – Literatura e Música: conexões da escola com o mundo

Atividade encerrada

Apresentação do Coro kyre’y kuery

Orquestra e coro Guarani Kyre’y Kyery Guerreiros Sagrados é o símbolo de reverência e de resistência pela cultura. Para nós a oralidade é essencialmente para que possamos transmitir a cultura entre as gerações. O incentivo à formação e consolidação de grupos corais dentro das Aldeias é primordial para que as tradições indígenas não sejam perdidas.
Dentre as diversas etnias indígenas, é unânime que o Canto Guarani é dos mais singulares e de beleza única. Existem diversos grupos organizados e a Orquestra e coro Guarani Kyere’y Kyery é um deles, composto por 23 indígenas no total, entre adultos e jovens.
Dependendo das apresentações, este número pode variar, podendo ser reduzido um pouco, de acordo com as condições de contratação. O nosso mais recente trabalho foi na ópera “O Guarani” apresentação que ocorreu com duração de quase um mês no Teatro Municipal de São Paulo.
Além de canções tradicionais, acompanhadas por violão, rabeca e chocalho, nós apresentamos também um pouco das nossas danças e jogos, com destaque para a dança dos Xondaros, que significa guerreiro em português.
Nós somos guerreiros e guerreiras, até hoje lutando em nossas terras que originalmente nos pertencem, também lutamos por respeito e contra o apagamento histórico que nosso povo sofreu.
 “A Terra tem memória e é através do canto que trazemos a beleza da natureza e força do povo Guarani Mbya”.
 Aguyjevete para quem luta!
QUEM SOMOS E ONDE ESTAMOS?
Somos todos integrantes das Aldeias da Terra Indígena do Jaraguá, localizada na região do Pico do Jaraguá, zona oeste de São Paulo.
Os corais são uma forte tradição da cultura Guarani, um dos povos originários mais populosos do Brasil, que habitam entre outros estados de São Paulo.
 O Território Guarani do Jaraguá abriga uma das últimas reservas de mata atlântica da cidade de São Paulo.
 A região onde está localizada a comunidade é um lugar que resiste a grande pressão da cidade urbana, é onde a vida dos animais e das plantas são protegidas e cuidadas pelo povo Guarani.
[ Inscrição por ordem de chegada ]
Ok, entendi.
Utilizamos cookies para personalizar sua experiência aqui no site, de acordo com nossa política de cookies. *