Povos indígenas nas escolas: vida, cultura, culinária e artesanato Vamos nos conectar com nossos povos originários?
A Palestrante Niminon compartilhará a história, cultura, arte, costumes, culinária e desafios enfrentados pelo povo indígena na atualidade.
Após a palestra teremos uma oficina de confecção de maracas, que são instrumentos sagrados utilizados para cura e conexão com a ancestralidade com a professora Kelly Simão.
Após as atividades teremos uma degustação da culinária tradicional produzida pelos nossos alunos do Curso Técnico em Gastronomia.
Palestrantes
Niminon Pinheiro
Graduada em História e Economia. Mestre em História e Movimentos Sociais (1992); doutora em História e Sociedade (1999), ambos pela UNESP-Assis. Pós-doutora em Antropologia pela UNESP-Marilia (2012). Professora no Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP onde coordena o Programa “Adote uma Aldeia” (23 anos) e o Projeto Brasil Negro “Aristides dos Santos” (19 anos). Como pesquisadora voluntária assessora o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre e é membro da Fundação Araporã. Integrou o Conselho Editorial da Revista Terra Indígena. Como escritora recebeu o Prêmio Nelson Seixas, de literatura, pelo livro Os óculos do Pajé; o livro “Aristides, retalho de uma raça” foi premiado com sua inclusão na Capsula do Tempo, em votação pública. Em 2019 foi premiada, categoria audiovisuais, pelo Game “Tupi no Reino de Santa Cruz” em parceria com professor Leandro Ferreira, e teve dois livros publicados, um deles pelo Setec-MEC. Atua como palestrante, professora e pesquisadora em História, Educação, Antropologia, Etnohistória indígena, Museologia e Arte. Militante pelo direito à diversidade e à memória, pelo empoderamento das minorias políticas e sociais e pela preservação da vida e dos ecossistemas.
Kelly Simão
A paixão pela Educação, Artes e busca constante pelo Autoconhecimento foram os elementos que levaram a educadora Kelly a investigar suas raízes indígenas e a oferecer apoio aos Povos Originários.
Com formação em Artes Visuais e habilidades em Artes Cênicas, Dança, Massoterapia, Auriculoterapia e Reiki, Kelly reconhece a importância da integração entre as Artes, a Educação e as Terapias Holísticas como ferramentas eficazes para o autoconhecimento, autocura e autoconfiança. Seu objetivo é proporcionar uma experiência única às pessoas por meio de suas oficinas e contação de histórias.
Através de suas oficinas, Kelly busca contribuir para o desenvolvimento de novas perspectivas, inspiração e sensibilidade, pois acredita que indivíduos que buscam melhorar sua qualidade de vida e alcançar um equilíbrio físico, emocional e energético contribuem para a construção de uma sociedade mais saudável e consciente.
Kelly sente um imenso prazer em vivenciar a oficina de Maraca, pois de acordo com sua pesquisa sobre os Povos Originários, esse instrumento vai além de um simples marcador de ritmo na dança, a Maraca possui um grande poder espiritual para os indígenas.