Oficina: A Música Para o Corpo
É uma vivência de três horas de duração direcionada ao desenvolvimento da percepção da música através do corpo para performance em teatro e dança. A oficina propõe uma imersão no universo da música e da trama sonora em diálogo com o corpo em performance utilizando exercícios que estimulam o contato com o som de maneira lúdica através do corpo e da perspectiva da música enquanto elemento narrativo.
A base para pesquisa da música em performance se orienta a partir do processo artístico de Helle em grupos que desenvolvem uma relação de diálogo entre a música, as danças urbanas, o contemporâneo, o vogue e a capoeira e também da pesquisa acadêmica sobre a dialogia entre a música e as artes do corpo.
Iniciamos a oficina com um exercício para a elaboração de ferramentas interpretativas do som, essas ferramentas vão servir como base para organizarmos os sons que ouvimos em movimentos e ritmos para o corpo e para a fala. Municiados destas ferramentas daremos início ao segundo momento, onde organizamos nossas percepções do som e da música em cena com a utilização de narrativas. Ao final do processo o grupo estará apto a elaborar interpretações de diversos sons e tramas sonoras, entendendo como a música sugere dinâmica, ritmo e a dramaturgia na cena e no corpo.
Apesar da abordagem voltada para a performance, a vivência contempla tod@s que tenham interesse em desenvolver sua percepção da música no palco, no corpo ou no cotidiano, por isso o convite se estende para artistas e simpatizantes da música, do corpo.
A atividade não exige inscrição e não emitirá certificado. Recomendamos chegar com 30 minutos de antecedência para garantir sua participação. Vagas limitadas!