Roda de Conversa – O teatro Francano A presente roda de conversa visa abordar a história do teatro franco, por meio da perspectiva e da produção de cinco profissionais da área convidados pelo Senac Franca. São eles: Enedia Nalini, Fernando Gimenes, Luiz Faleiros, Rogério Miranda e Thayse Guedes. O diálogo será mediado pelos diretores e docentes do Curso Ténico em Teatro, Alexis Nehemy e Rafael Bougleux.
Palestrantes
Eneida Nalini
Possui formação em letras, especialista em inglês, mestra e doutora em linguística. Formada em ballet clássico pelo instituto musical Ars Nova. Sócia fundadora da Abrarte, e do Instituto Arte e Vida. Voluntária na Casa da Sopa em Restinga na área de artes. Professora de teatro no Instituto Samaritano de Ensino e proprietária da Stop and Learn idiomas e linguagens.
Rogério Miranda
É ator, diretor, músico e Arte educador. Formado em Arte Dramática pelo Senac Franca/São Paulo; formado com licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Uberaba UNIUBE; Ator, diretor e produtor no Núcleo 1ª Viagem de Teatro; Ator e diretor musical no Grupo de Teatro Corpo Negro; Músico/pesquisador da cultura popular afro-brasileira, cantor e instrumentista no Grupo Samba ZL.
Thayse Guedes
É atriz, produtora, arte-educadora e parecerista em projetos culturais. Bacharel em Artes Cênicas do Centro Universitário Barão de Mauá (Ribeirão Preto/SP) e mestre em Artes Cênicas pela Universidade de Uberlândia. Entre 2017 e 2020 foi Orientadora de Artes Cênicas, atuando como educadora e gestora da área de cultura do SESI Franca/SP. Nesta função, além de lecionar aulas de teatro, produziu eventos nas áreas de Artes Cênicas, Música, Cinema e Literatura. Em 2021 participou como diretora e produtora do espetáculo teatral “Quem Manda Aqui”, da Cia. AVOA de Teatro (Franca/SP), produziu o DVD Tradição Improvisada, uma parceria entre Nelson da Rabeca (AL) e Thomas Rohrer (SP) e atuou como docente convidada no Curso “Produtor Cultural”, oferecido pelo SENAC Franca/SP. Em 2022 dirigiu e produziu o espetáculo Teatral “PALAVRAS S.A” (Cia. AVOA de Teatro – Franca/SP).
Fernando Gimenes
É ator, diretor, produtor, mediador cultural e fundador do “PLATAFORMA – Estúdio de Produção Cultural”. É Pós-Graduado em Gestão Cultural Contemporânea pelo Instituto Itaú Cultural e pela Unicamp. Durante 06 anos integrou o Conselho de Coordenação Pedagógica da ELT – Escola Livre de Teatro. Atua em produções de diversos grupos como: Corpórea Cia de Corpos; Cia Entre Nós; Cia do Pássaro.
Luis Eduardo Faleiros
É cientista social, atualmente atua como educador social na assistência social do município de Franca e é formado na última turma do curso técnico em teatro do Senac Franca, através do qual vêm desenvolvendo projetos teatrais juntamente com o grupo de alunos da turma 13 dando continuidade aos projetos iniciados ainda no curso.
Apresentadores
Alexis Nehemy
Alexis Nehemy é ator, improvisador, diretor, professor e treinador de improvisação teatral. Graduou-se em Licenciatura em Artes Cênicas e em Bacharelado em Direção Teatral pela Universidade Federal de Ouro Preto, onde em 2003 teve seu primeiro contato com a improvisação, fazendo com que essa linguagem se tornasse seu principal objeto de pesquisa. Atualmente é professor no curso técnico em teatro do Senac Franca, gestor do Ponto de Cultura Espaço Nulo e ministra workshop, oficinas de cursos de improviso e criação e contação de histórias de maneira presencial e online.
Rafael Bougleux
Rafael Bougleux é ator, diretor, dramaturgo, pesquisador, produtor e arte-educador teatral. Formado em Artes Cênicas (2009) pelo Centro Universitário Barão de Mauá e pós-graduado em Mídias na Educação (2019) pela UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei). Cursou, também: produção cultural (2018), pela EAD oferecida no Observatório Itaú Cultural; Workshops em dança no c.e.m (centro em movimento / Lisboa – Portugal – 2019); e os cursos – “Diálogos sobre a encenação contemporânea” (2020) ministrado por Juan Peralta (SP ESCOLA DE TEATRO), “TRANSCINEMA: HIBRIDISMO ENTRE AUDIOVISUAL E ARTES CÊNICAS” (2020) ministrado por Danielle Bertolini (MT ESCOLA DE TEATRO); Escrita Dramatúrgica: Escritos Cênicos Multidimensionais para o Teatro (2021) – Com Cristiane Sobral (DF – projeto nacional Sesc Dramaturgias), Oficina de Dramaturgia da Dança: Vídeo-Dança (2021) – Com Tatiana Devos Gentile (RJ – projeto nacional Sesc Dramaturgias), Oficina de Dramaturgia da Luz (2021) – Com Renato Machado (RJ – projeto nacional Sesc Dramaturgias). Desde 2009, desenvolve pesquisas teóricas acerca das relações entre o teatro, a imagem e a palavra, visando a sistematização de uma metodologia para o trabalho do ator e, ao mesmo tempo, a orientação do processo de condução do diretor.