- Data: | às
- Local do evento: Senac Campinas
- Endereço: Rua Sacramento, 490 - Centro - Campinas - SP, 13010-210
- Ticket: gratuito - com certificado de participação
- Link- ID: task-16931
-
Inclua na agenda do Google
Inclua na agenda do Outlook
Oficina – Saberes em Roda: na pisada do Cavalo Marinho
Sobre: Cavalo Marinho é uma brincadeira do ciclo natalino realizada na Zona da Mata Norte de Pernambuco que reúne encenação, poesia, evoluções coreográficas, improvisos, figuras (personagens) mascaradas e bonecos, tudo conduzido por um banco de músicos que tocam rabeca, pandeiro, bage e mineiro. Sua dança tradicional é realizada por trupés (passos) que repercutem som como sapateado, o mergulhão que é um jogo de improviso de trupés realizado no início da brincadeira como aquecimento, a dança de São Gonçalo que reúne diferentes evoluções coreográficas feitas com arcos coloridos e cocos de despedida. É uma brincadeira que retrata o cotidiano e o imaginário poético e fantástico de trabalhadores rurais, onde a comicidade é muito presente e se constitui também como elemento de denúncia das relações opressoras de trabalho.
Sobre a vivência: experienciar “as potencialidades corp(orais)” através das múltiplas dinâmicas do tempo e espaço, trabalhando a respiração, as articulações, alongamento, aquecimento, ritmo, peso, flexionar-estender, levantar-descer, inclinar, torcer, deslocar, a presença cênica, disponibilidade, precisão e coordenação motora, e outros, atentando o olhar para si, o outro e o todo.
Trabalhar o autoconhecimento e a coletividade a partir da roda de partilha Corp’Oral. Criar loas (versos poéticos) de apresentação de si. Desenvolver uma máscara a partir das figuras do Cavalo Marinho trabalhadas e de aspectos individuais despertados nos encontros (memórias, afetos, desejo).
Palestrante

Val Ribeiro
Ator, dançarino, artista educador, encenador, cantor, brincante da cultura popular e produtor. Graduando em Licenciatura no curso de Artes Visuais pela faculdade FMU. Possui formação técnica em Teatro pelo SENAC (2006) e pelo Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI/SP com direção de Maria Thaís e Antônio Salvador 2011. Em 2008 iniciou suas práticas em dança-teatro a partir da cultura Afro-brasileira e dos Povos originários do Brasil tendo-as como fonte referencial para processos criativos e pedagógicos. Nas Artes Cênicas compartilhou pesquisa e produções artísticas com Maria Thais na Cia Teatro Balagan, Cia dos Inventivos, Caca Carvalho, Mestre Augusto Omolu, Vera Passos, Cibele Mateus, FUNCEB-BA, Escola dos Doutores da alegria, Cia Trupé de Artes, CTI de TEATRO, Carcaça de Poéticas Negras de Teatro, Cia Mundu Rodá e núcleo Manjarra, Coletivo Pretos’Soul, Cia Paulicéia de teatro, Cia do Miolo, Núcleo coletivo 22, Cia de Dança Antônio Nóbrega atuando também no filme “BRINCANTE” com direção de WALTER CARVALHO, Cia Pia Fraus, entre outros.