O evento é dedicado à leitura e à arte, e acontece simultaneamente em todas as unidades do Senac São Paulo no Estado. A ação propõe uma variedade de atividades que vão desde exposições a palestras, apresentações artísticas e a tradicional troca de livros.
Ação de incentivo à leitura a partir da doação de livros da editora Senac.
Locais:
Praça do leitor
Espaço de Convivência no Prédio Acadêmico II
A Semana Senac de Leitura contará com a Feira de Troca de Livros e Gibis. A troca será realizada na unidade Pindamonhangaba, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21 horas, e no sábado, das 8 horas às 11h30.
A troca será de livro por livro e gibi por gibi. Os materiais devem estar em bom estado de conservação. Serão bem-vindos livros de literatura estrangeira, nacional, infantil e infanto-juvenil. Não serão aceitos livros didáticos e acadêmicos.
Não é necessário se inscrever.
Boas histórias não têm fim e merecem ser compartilhadas.
Deixe aqui um livro de literatura ou gibi que você já leu e saia com um novo.
IMPORTANTE! Para que a troca tenha valor para todo mundo, vamos respeitar as regras:
A exposição “Entre Mundos, Identidades e Transformações” convida o público a explorar as diversas formas, identidades e significados que o corpo pode adquirir, desafiando as fronteiras entre o físico e o simbólico e o real e o imaginário. A mostra propõe uma reflexão sobre a multiplicidade e a transformação do corpo.
A atividade consiste na feira de troca de livros entre alunos, funcionários e comunidade promovendo assim o acesso a leitura e a troca consciente desses materiais. Não são materiais de troca: livros didáticos, religiosos e de cunho político-partidário, enciclopédia, guias e revistas de qualquer assunto.
LOCAL: Biblioteca (2º andar)
A Equipe da Biblioteca promove um espaço para troca de livros, experiências e outros objetos. A feira incentiva o compartilhamento de histórias e o acesso democrático à leitura. Uma iniciativa sustentável para renovar estantes e ampliar repertórios literários.
Inscrições: Não é necessário inscrição prévia.
Hora: Das 8 às 22 horas e sábado até 12 horas.
A turma 53 do curso Técnico em Processos Fotográficos foi instigada pela docente Inês Correa a representar o trabalho do artista Man Ray em seus ensaios autorais. No entanto, uma estudante sugeriu outra artista: Frida Kahlo.
Inspirados pelas obras de autorretrato de Frida Kahlo (1907-1954) e sob o olhar atento dos estudantes, a exposição “Sou Frida: A Fotografia Conta História” recria retratos a partir de objetos e conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
A exposição é composta por seis autorretratos, um de cada estudante envolvido, e ficará disponível para visitação até o dia 13 de junho de 2025, no subsolo, de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Venha conferir!
A tradicional Feira de Troca de Livros acontece entre estudantes, funcionários e toda a comunidade escolar, com o intuito de promover o acesso à leitura.
Como participar:
Para quem trouxer livros, é bem simples: trouxe 1 livro, leva 1 livro, e assim sucessivamente.
Para aqueles que não têm livros para trocar, estaremos na edição de 2025 da Semana Senac de Leitura, seguindo com nosso projeto “Livros Flutuantes”. Ou seja, quem não puder trazer um livro para troca poderá pegar 1 livro por dia até o final da feira.
Regras:
Os livros a serem doados devem estar em bom estado, ser de literatura e não conter selos do governo ou de outras bibliotecas.
Não serão aceitos materiais com conteúdo didático, político ou religioso, enciclopédias, dicionários, guias e revistas.
A feira funcionará do dia 22 a 26/04, de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Instigada a pensar a biblioteca como espaço de convivência, trocas, e claro, de leitura, a turma 19 do curso Técnico em Design de Interiores organizou uma exposição que convida toda a comunidade escolar a interagir com a literatura de uma forma diferente do usual. Distribuída no térreo, segundo e terceiros subsolos, a mostra procura expandir a relação que temos com os livros e com a biblioteca através de mapas, atividades interativas e exposição de livros já conhecidos e – não tão conhecidos assim – que foram transformados em filmes e séries.
Realização: Equipe Biblioteca Senac São Bernardo do Campo e Docente Maria Angélica Mocci
Projeto e montagem: Turma 19 – Técnico em Design de Interiores
Locais: Térreo, 2º subsolo e 3º subsolo
Tem livros parados na estante? Traga seus livros em bom estado e leve para casa novas histórias!
Para participar, siga as regras:
Horário para troca:
Não é necessário fazer inscrição. Venha trocar seus livros e renovar suas leituras!
Local: Biblioteca
Confira a PROGRAMAÇÃO COMPLETA abaixo! 😜
Feira de Troca de Livros
O objetivo da Feira de Troca de Livros é incentivar a leitura, fazer circular livros e gibis novos ou usados, e promover ações culturais, integrando toda a comunidade escolar. Para participar, basta trazer livros ou gibis em bom estado e trocar por outros disponíveis na feira.
Roda de Conversa: Autismo x Mercado de Trabalho!
A atividade será conduzida por colaboradores neurodivergentes da unidade, que irão compartilhar com nossos estudantes as vivências, desafios e conquistas no ambiente profissional. Um espaço de troca acolhedor e inspirador, para refletirmos juntos sobre inclusão, oportunidades e respeito à diversidade, em celebração ao mês da Conscientização do Autismo.
Além da programação principal, teremos outras atividades rolando durante toda a semana! Entre elas, o Bibliokê, que une música e literatura de forma divertida; o jogo Quem disse isso?, com frases de autores e pensadores para adivinhar; o Influencer Literário, onde os alunos indicam livros que amaram; e o Desenhos no Mural, um espaço colaborativo para colorir e relaxar. Tudo pensado para estimular a criatividade e o convívio!
Tudo isso aberto ao público, no Senac Itaquera:
Av. Itaquera, 8266 – Vila Carmosina
PROGRAMAÇÃO:
22/04 – 09h00 | 1ª Revelação de Autores
22/04 – 10h00 | Oficina de Cordel – Manhã
22/04 – 14h00 | Oficina de Cordel – Tarde
23/04 – 10h00 | Oficina de Lettering
23/04 – 09h00 | 2ª Revelação de Autores
23/04 – 15h00 | Contação de Histórias
23/04 – 19h30 | Oficina de Português e Escrita
24/04 – 10h00 | Café Literário
24/04 – 14h00 | Oficina de Fanzine
25/04 – 09h00 | Contação de História
25/04 – 10h00 | Oficina de Fanzine
25/04 – 14h00 | Apresentação: Slam da Guilhermina
25/04 – 19h30 | Oficina de Matemática
A exposição “Entre Leituras e Aromas: Um Espaço de Si” combina leitura e aromaterapia para criar uma experiência sensorial única. As palavras, entrelaçadas a fragrâncias cuidadosamente selecionadas, despertam emoções e memórias, intensificando os efeitos da biblioterapia.
Mais do que uma mostra, é um espaço de autoconhecimento e bem-estar, que convida o visitante a uma jornada de imersão, reflexão e conexão com os próprios sentimentos.
Realização: Equipe Biblioteca e docente Thiago Sales
Local: Piso Superior
Gosta de tirar fotos?
Conheça nossa ambientação e produção do espaço efêmero, criado pela turma do curso Técnico em Design de Interiores – noturno, ele foi pensado para garantir cliques incríveis e cheios de estilo. Venha conhecer e registrar momentos únicos!
LOCAL: Espaço da Feira de Troca de Livros
Tem livros parados na estante? Na nossa Feira de Troca de Livros, você pode dar a eles um novo destino e, ao mesmo tempo, encontrar novas histórias para explorar! Traga seus livros usados em bom estado e troque por outros que despertem sua curiosidade. É uma oportunidade perfeita para renovar sua biblioteca, incentivar a leitura e conectar-se com outros apaixonados por livros.
Na nossa feira, você pode:
Itens para troca: livros, gibis e literatura em bom estado de conservação: infantil, infanto-juvenil e adultos.
Só serão aceitos livros em bom estado de conservação.
Itens recusados: livros didáticos, religiosos e de cunho político-partidário, enciclopédia, guias e revistas de qualquer assunto.
Participação Gratuita. Sem Necessidade de Inscrição.
Tem livros parados na estante? Na nossa Feira de Troca de Livros, você pode dar a eles um novo destino e, ao mesmo tempo, encontrar novas histórias para explorar! Traga seus livros usados em bom estado e troque por outros que despertem sua curiosidade. É uma oportunidade perfeita para renovar sua biblioteca, incentivar a leitura e conectar-se com outros apaixonados por livros.
Na nossa feira, você pode:
Trocar seus livros usados por outros que você ainda não leu.
Descobrir novos autores e gêneros literários.
Encontrar livros raros e clássicos.
Doar livros que você não quer mais.
Conversar com outros amantes da leitura.
Itens para troca: livros, gibis e literatura em bom estado de conservação: infantil, infanto-juvenil e adultos.
Só serão aceitos livros em bom estado de conservação.
Itens recusados: livros didáticos, religiosos e de cunho político-partidário, enciclopédia, guias e revistas de qualquer assunto.
Participação Gratuita. Sem Necessidade de Inscrição.
Sabe aqueles livros que você já leu?? Que tal trocá-los por novas histórias?
Participe da Feira de Troca de Livros!
Que materiais são aceitos para troca?
Livros infantis e juvenis;
Literatura brasileira e estrangeira;
Gibis e HQs.
Que materiais não são aceitos para troca?
Livros didáticos, de cunho religioso ou de partido político.
A Feira acontece na biblioteca e é aberta ao público, de terça a sexta, das 8 horas às 20h30 e no sábado, das 8 horas às 11h30.
Tem livros parados na estante? Traga seus livros em bom estado e leve para casa novas histórias!
Durante a 10ª edição da Semana Senac de leitura, teremos a tradicional e querida feira de troca de livros. Uma ótima oportunidade para você renovar o seu acervo trocando com os disponíveis em nossa mesa!
Regras para participar:
• Aceitamos livros de literatura em geral, desde que estejam em bom estado de conservação (será avaliado pela equipe da biblioteca)
• Não aceitamos livros de caráter religioso, político-partidário e didático.
Horário para troca:
• Segunda a sexta-feira: das 8h às 21h
• Sábado: das 8h às 12h
Não é necessário fazer inscrição. Venha trocar seus livros e renovar suas leituras!
Local: Biblioteca Senac Guaratinguetá
Comunidade escolar e visitantes poderão trazer livros de Literatura e trocar por outros títulos disponíveis.
Como participar:
Venha trocar seu livro ou quadrinho e aproveite para encontrar novas histórias para explorar! Traga aqueles títulos que tanto gostou e compartilhe com quem ainda não leu.
Regras:
Livros e gibis de literatura em bom estado são bem-vindos. Pode ser infantil, infanto-juvenil e para todas as idades.
Só não vale livro didático, religioso, de cunho político-partidário, enciclopédia, guias e revistas em geral.
LOCAL: Biblioteca (2º subsolo).
O Instituto Colibri com o objetivo de incentivar à literatura e ampliar o acesso à cultura, oferece ao Senac Araraquara a exposição Djamila Ribeiro, a qual integra as ações do Educativo da Festa Literária da Morada do Sol, a FliSol.
A exposição é composta por 16 painéis artísticos, distribuídos em 8 estruturas de dupla face, com ilustrações do artista Lauro Monteiro, acompanhada por 12 painéis com textos da autora Djamila Ribeiro.
Horário para visitação:
Terça a Sexta-feira das 8h às 20h
Sábado das 8h às 11h.
Onde: Bloco 6
Sem necessidade de inscrição.
Boas histórias não têm fim e merecem ser compartilhadas.
Deixe aqui um livro de literatura ou gibi que você já leu e saia com um novo.
IMPORTANTE! Para que a troca tenha valor para todo mundo, vamos respeitar as regras:
Já imaginou como era escrever uma carta sem computador ou mandar uma mensagem sem celular?
Prepare-se para uma verdadeira viagem no tempo com a exposição “Visitando o Passado”!
Uma mostra cheia de objetos que marcaram época, como máquinas de escrever, telefones antigos, rádios, câmeras fotográficas e muito mais.
Venha explorar de perto relíquias que contam histórias e despertam memórias.
Uma oportunidade única de ver (e até tocar!) itens que fizeram parte do cotidiano de muitas gerações.
✨ Para os mais jovens, é uma chance de conhecer como era a vida antes da tecnologia digital.
✨ Para os mais experientes, é momento de reviver boas lembranças!
Traga sua curiosidade e venha visitar o passado com a gente!
Porque para entender o presente, também é preciso olhar para trás. 😉
Para participar da tradicional Feira de troca de livros, confira as regras abaixo:
Livros de literatura em geral são aceitos (seguindo o critério de conservação e qualidade);
Não serão aceitos materiais didáticos, livros de cunho político/partidário, religioso, dicionários, lista de endereços e telefones, teses e dissertações, enciclopédias, livros pornográficos, código civil e legislação.
Onde: Biblioteca Senac Araraquara
Horário para troca:
Terça a Sexta-feira das 8h às 20h
Sábado das 8h às 11h.
Sem necessidade de inscrição.
Ainda como parte da celebração dos 100 anos de O Grande Gatsby F. Scott Fitzgerald) a biblioteca do Senac Santos traz uma exposição com fatos e curiosidade dessa publicação, que foi uma das primeiras a transcender o aspecto dos livros e abraçar a dramaturgia, a música, a moda e a cultura popular de um modo geral.
Exibição de filmes de animação, promovendo o incentivo, a criatividade e o diálogo sobre as técnicas utilizadas para produção desse gênero cinematográfico.
Horários:
De Terça a Sexta-feira das 8 às 22h
Sábado das 8 às 14h
Local:
Biblioteca – Térreo
A atividade propõe uma experiência imersiva e sensorial durante a Semana SENAC de Leitura, com uma intervenção artística no acervo da biblioteca inspirada no livro A Biblioteca da Meia-Noite, de Matt Haig. Estudantes do curso técnico de teatro irão criar novas formas de interação com o espaço por meio de encenações performáticas em dias específicos. A proposta transforma a biblioteca em um ambiente de múltiplas experiências, onde corpo, som, cena e interação se tornam formas de conhecimento, refletindo a ideia do livro sobre realidades e possibilidades alternativas.
Exposição de livros em homenagem ao dia Nacional do livro infantil.
Horários:
De Terça a Sexta-feira das 8 às 22h
Sábado das 8 às 14h
Local:
Biblioteca – Térreo
A Feira de Troca de Livros começou em 2004 no Centro Universitário Senac Santo Amaro, permitindo a troca de livros de literatura e gibis. A iniciativa se expandiu para outras unidades e incorporou atividades como rodas de leitura, apresentações teatrais, saraus e encontros com autores. Em 2016, a feira se tornou parte da Semana Senac de Leitura, com uma programação diversificada em toda a rede. SÃO MATERIAIS DE TROCA: livros, gibis e literatura em bom estado de conservação: infantil, infanto-juvenil e adultos. não são materiais de troca. NÃO SÃO MATERIAIS DE TROCA: livros didáticos, religiosos e de cunho político-partidário, enciclopédia, guias e revistas de qualquer assunto.
Em comemoração ao Dia Nacional da Biblioteca, celebrado no dia 9 de abril, toda a comunidade poderá compartilhar na nossa árvore os momentos especiais que viveram aqui. Venha participar!
Horários:
De Terça a Sexta-feira das 8 às 22h
Sábado das 8 às 14h
Local:
Biblioteca – Térreo
Mural com informações de autores e exposição de suas obras disponíveis no acervo da Biblioteca.
Horários:
De Terça a Sexta-feira das 8 às 22h
Sábado das 8 às 14h
Local:
Biblioteca – Térreo
O universo apresentado pelo livro “A Biblioteca da Meia-Noite” ilustrado por alunos do técnico em design gráfico do Senac Sorocaba. À partir do roteiro de uma peça teatral, os estudantes desenvolveram 2 ilustrações cada um que representavam os momentos das vidas de Nora Seed, personagem principal do livro. No total, teremos 12 ilustrações com estilos de desenho diferentes que compõem a experiência do livro “A Biblioteca da Meia-Noite”.
Designer e ilustradora de 27 anos e atuante há 6 anos no mercado gráfico com foco em projetos culturais.
Sua arte gráfica já estampou longas e curtas-metragens, como em “Prazer, Estela” (2024, produção: Elipse Filmes); “O Faixa Preta: a verdadeira história de Fernando Tererê” (2023, reprodução: HBO MAX); Céu Fumaça: a emergência climática na voz das crianças” (2022, produção: Toca de Barro e Portal Lunetas) que teve sua estreia durante a COP22, no Marrocos; e “NIARA” (2021, produção: Visia Filmes).
Para além da sétima arte, já assinou capas de álbuns e singles para artistas do rap e MPB sorocabanos, como Ananda Jacques, Gabrelú, Jan – O Caos, JE$$I, Henrique Herrera, ApolloVM, entre outros. Desenvolveu também marcas para produtoras culturais como MINAVOZ, Casa Janete, Panthera Entretenimento, Rádio Seleta e Estúdio Caixa, além de marcas para escolas e projetos culturais como DEA – Dança, Energia e Arte, SLAM015 e Grupo IN de Teatro.
Como cartazista, seu trabalho mais recente de circulação, para além de projetos pessoais, é da peça “Agreste” (2023) do Grupo IN de Teatro; e o cartaz da 26ª edição da Feira Beco do Inferno (2023), tradicional feira de arte independente sorocabana.
Desde 2023 está à frente do Estúdio Peixe Nômade Design e atualmente é docente de design gráfico no Senac Sorocaba.
Exposição de um calendário com as principais datas comemorativas ao longo do ano na Biblioteca.
Horários:
De Terça a Sexta-feira das 8 às 22h
Sábado das 8 às 14h
Local:
Biblioteca – Térreo
O Talentos Senac 2024 foi um projeto criado pela graduação em Design de Moda do Centro Universitário Senac – Santo Amaro, com o propósito de dar oportunidade para estudantes do Design de Moda mostrarem suas criações em um desfile da renomada Casa de Criadores.
Horários:
De Terça a Sexta-feira das 8 às 22h
Sábado das 8 às 14h
Local:
Biblioteca – Térreo
Painel de colagens celebrando a tradição do têxtil indígena nas diversas culturas da América Latina.
Horários:
De Terça a Sexta-feira das 8 às 22h
Sábado das 8 às 14h
Local:
Biblioteca – Térreo
Instalação sensorial com experimentações têxteis, propondo aos participantes que identifiquem, por meio do tato, as diferentes fibras e materiais que compõem os tecidos, como por exemplo: algodão, seda, tricô, entre outros.
Horários:
De Terça a Sexta-feira das 8 às 22h
Sábado das 8 às 14h
Local:
Biblioteca – 2º Andar
A exposição apresenta a arte e o design da estilista, reconhecida por sua habilidade em criar peças que unem moda, arte e sustentabilidade. A proposta é destacar o trabalho da artista através de uma seleção de suas criações, que refletem o uso inovador de materiais e técnicas artesanais.
Horários:
De Terça a Sexta-feira das 8 às 22h
Sábado das 8 às 14h
Local:
Biblioteca – 2º Andar
A exposição reúne obras do acervo de livros que abordam a tecnologia têxtil e fichas técnicas de tecidos da Tecidoteca.
Horários:
De Terça a Sexta-feira das 8 às 22h
Sábado das 8 às 14h
Local:
Biblioteca – 2º Andar
A exposição celebra o legado da estilista e pesquisadora Gláucia Amaral, uma das figuras mais importantes no estudo da moda e do design têxtil no Brasil e na América Latina. Através de uma seleção cuidadosa de seus estudos, a mostra oferece um olhar profundo sobre seu processo criativo, com foco nas técnicas, nas histórias e nas influências culturais.
Horários:
De Terça a Sexta-feira das 8 às 22h
Sábado das 8 às 14h
Local:
Biblioteca – 1º Andar
Na Feira de Troca de Livros, os frequentadores da Biblioteca poderão trazer um livro, em bom estado de conservação, que já tenham lido e trocar por outro que desejam ler.
Horários:
De Terça a Sexta-feira das 8 às 22h
Sábado das 8 às 14h
Local:
Biblioteca – Térreo
Caça-palavras interativo com palavras relacionadas ao tema “Cultura e Convivência — Biblioteca Além dos Livros”
Você sabia que muitas das invenções que fazem parte do nosso dia a dia foram criadas por pessoas negras? Inspirada no livro História Preta das Coisas – 50 invenções científico-tecnológicas de pessoas negras, de Bárbara Carine, apresentamos uma exposição que destaca algumas dessas descobertas incríveis e seus inventores.
Venha conhecer as histórias por trás dessas invenções e se surpreender com a contribuição fundamental de cientistas e inventores negros para a tecnologia e a sociedade!
A exposição apresenta uma seleção representativa de títulos publicados por colaboradores que, ao longo dos anos, têm contribuído de maneira significativa para nossa Instituição de Ensino.
Horários:
De Terça a Sexta-feira das 8 às 22h
Sábado das 8 às 14h
Local:
Biblioteca – Térreo
A Semana Senac de Leitura contará com a Feira de Troca de Livros e Gibis. A troca será realizada na unidade Senac Jundiaí de segunda a sexta-feira, das 8 às 20h30, e no sábado, das 8 horas às 11h30.
A troca será de livro por livro e gibi por gibi. Os materiais devem estar em bom estado de conservação. Serão bem-vindos livros de literatura estrangeira, nacional, infantil e infanto-juvenil. Não serão aceitos livros didáticos e acadêmicos.
Não é necessário se inscrever.
O painel estará disponível para registrar os momentos especiais da 10ª Semana Senac de Leitura. Serão oferecidas plaquinhas para os visitantes tirarem fotos, que poderão ser compartilhadas nas redes sociais com as hashtags #10SemanaSenacdeLeitura, #SenacSantoAmaro, #SenacNacoesUnidas e #SenacSP
Horários:
De Terça a Sexta-feira das 8 às 22h
Sábado das 8 às 14h
Local:
Biblioteca – Térreo
Ao longo do dia, convivemos com pessoas com quem compartilhamos afinidades, mas raramente nos aprofundamos nas histórias que cada uma carrega. Cada indivíduo é uma mistura única de identidade, cultura e características que tornam o ambiente ao nosso redor ainda mais especial e vibrante.
Esta exposição é um convite para desacelerarmos e valorizarmos o que está ao nosso redor: a riqueza da pluralidade que compõe nosso cotidiano. São amigos, colegas, estudantes, docentes e colaboradores que, por um momento ou por um período da vida, fazem parte da nossa rotina. E, quando o tempo passa rápido demais e as despedidas chegam, nos damos conta de como essas conexões moldaram nossa jornada.
Venha explorar e celebrar essa diversidade com a gente!
Durante a 10ª Semana Senac de Leitura os frequentadores da Biblioteca poderão ajudar a enriquecer o nosso acervo, contribuindo com sugestões de livro.
Horários:
De Terça a Sexta-feira das 8 às 22h
Sábado das 8 às 14h
Local:
Biblioteca – Térreo
Que tal renovar sua biblioteca de um jeito simples e sustentável? Convidamos você para a Feira de Trocas, um evento especial onde você pode trocar livros, gibis e obras de literatura de diferentes gêneros e faixas etárias!
Traga seus livros em bom estado e leve para casa novas histórias!
Não serão aceitos: livros didáticos, religiosos, de cunho político-partidário, enciclopédias, guias e revistas.
Horário: das 9h às 21h.
Espaço disponível para interação onde o público poderá responder por meio de palavras o questionamento: “O que a Biblioteca pode ser além dos livros?“
Horários:
De Terça a Sexta-feira das 8 às 22h
Sábado das 8 às 14h
Local:
Biblioteca – Térreo
Instalação coletiva dos estudantes Senac Nações Unidas onde exploram identidade, cultura e autoconhecimento por meio de diferentes expressões, como autorretratos, álbuns de família. O objetivo é estimular a reflexão sobre pertencimento e trajetória, fortalecendo o senso de comunidade e memória social.
Horários:
De Terça a Sexta-feira das 8 às 22h
Sábado das 8 às 14h
Local:
Biblioteca – Térreo
Apresentar a relação entre tradição e inovação em diferentes contextos culturais, destacando como os elementos do passado se transformam e se ressignificam ao longo do tempo. A exposição fará uma comparação entre alunos e funcionários, considerando suas regiões de origem, experiências de trabalho e características individuais de cada geração, promovendo uma reflexão sobre identidade, mudanças socioculturais e a convivência entre diferentes perspectivas.
Imagine uma biblioteca onde os livros não são feitos de papel, mas de experiências vividas, memórias profundas e histórias reais, contadas por pessoas que carregam consigo o poder de transformar percepções. Essa é a essência da biblioteca humana: um espaço onde cada história é única, repleta de vivências e aprendizados.
Baseada nesses princípios, a atividade proposta pela nossa equipe traz uma oportunidade especial de mergulhar no cotidiano da nossa unidade. Através de entrevistas com alguns de nossos colaboradores, você vai conhecer suas visões, suas experiências e as percepções sobre a integração e a convivência no nosso ambiente. São relatos que mostram a verdadeira essência de quem faz parte do nosso dia a dia, revelando as histórias que muitas vezes passam despercebidas, mas que, juntas, formam um panorama único e enriquecedor.
A exposição apresenta as obras dos estudantes que adaptaram o conto “O voo do Jika”, de Ondjaki, presente na coletânea “Os da minha rua” obra disponível no acervo da Biblioteca, para um livreto infantil. A proposta integra e convida o público a redescobrir essa narrativa a partir do olhar e da criatividade dos estudantes.
Horários:
De Terça a Sexta-feira das 8 às 22h
Sábado das 8 às 14h
Local:
Biblioteca – Térreo
A equipe da Biblioteca convida você para participar de um espaço especial de trocas: livros, experiências e até outros objetos ganham novas histórias por aqui.
A proposta é simples e cheia de significado — incentivar o compartilhamento, promover o acesso democrático à leitura e dar aquele respiro sustentável nas estantes de casa. Tudo isso enquanto ampliamos nossos repertórios literários de forma coletiva.
Não é necessário fazer inscrição
Horário: De segunda a sexta, das 8h às 22h | Sábado até 12h
Exibição de histórias infantis em Libras, na TV em frente ao Espaço Acessibilidade.
Horários:
De Terça a Sexta-feira das 8 às 22h
Sábado das 8 às 14h
Local:
Biblioteca – Térreo
Confira a Feira de Troca de Livros entre alunos, funcionários e toda comunidade escolar, promovendo acesso à leitura e incentivando a reutilização de livros, práticas essenciais para a sustentabilidade. Ao compartilhar livros, você economiza recursos naturais, como também fortalece a cultura de troca e solidariedade.
Para participar, os interessados devem ir até a unidade com livros e gibis em bom estado de conservação.
Livros são trocados por livros e gibis por gibis.
Não serão aceitos materiais com conteúdo didático, político ou religioso, enciclopédias, dicionários, guias e revistas.
Participação gratuita, sem necessidade de inscrição. A feira funcionará do dia 22/04 a 26/04, de segunda a sexta das 8h00 às 21h00 e aos sábados das 8h00 às 12h00.
Prepare-se para uma experiência transformadora!
Dentro de uma cabine especial montada na unidade Senac Tatuapé, convidamos você para uma ação imersiva única, que vai além das palavras.
Ouvir. Sentir. Refletir. Transformar.
Ao mergulhar nas histórias compartilhadas, você será convidado(a) a se colocar no lugar do outro, exercitando o olhar empático e compreensivo sobre o mundo ao seu redor. Essa vivência foi pensada para estimular reflexões sobre atitudes e preconceitos, promovendo um espaço de respeito, inclusão e acolhimento.
Mais do que uma atividade, essa é uma oportunidade de repensar relações, ampliar horizontes e fazer da empatia uma ponte para convivências mais harmônicas e humanas.
Local: ao lado da entrada da biblioteca
Uma carta pode transformar um olhar. Uma história pode unir dois mundos.
Você está convidado(a) a participar de uma experiência sensível e poderosa na unidade Senac Tatuapé. Nesta ação especial, vamos criar uma rede de conexão e empatia por meio da escrita.
Como funciona?
Os participantes serão convidados a escrever cartas contando histórias pessoais — podendo escolher se desejam ou não se identificar. Cada carta será colocada em um envelope identificado por um número, garantindo o cuidado e a continuidade das trocas.
Essa vivência busca abrir espaço para o compartilhamento autêntico de sentimentos e trajetórias, rompendo barreiras, aproximando realidades e promovendo escuta verdadeira. Ao permitir o anonimato, incentivamos conexões sinceras e livres de julgamentos — laços criados de alma para alma.
A ação é o ponto de partida para a criação de uma rede de “amigos de carta”, onde cada história tem valor e cada palavra pode ser um abraço em forma de texto.
Venha escrever. Venha sentir. Venha se conectar.
Regras para a troca: Para participar, interessados devem vir até a nossa biblioteca com livros e gibis em bom estado de conservação.
Não serão aceitos materiais com conteúdo didático, político ou religioso, enciclopédias, dicionários, guias e revistas.
Os livros são trocados por livros e os gibis por gibis.
A Feira é aberta ao público, sem necessidade de inscrição.
Vamos fazer circular boas histórias!
Boas histórias não têm fim. E merecem ser compartilhadas. Deixe um livro de literatura ou história em quadrinho (HQ) que você já leu aqui e saia com um novo.
Local: Biblioteca (térreo)
Dias e Horários para troca:
• Terça-feira (22): das 18 às 22 horas
• Quarta-feira (23): das 8 às 17 horas
• Quinta-feira (24): das 8 às 17 horas
• Sexta-feira (25): das 18 às 22 horas
Para participar da tradicional Feira de Troca de Livros, siga as regras abaixo:
• Aceitamos livros de literatura em geral, desde que estejam em bom estado de conservação e qualidade.
• Não aceitamos materiais didáticos, livros de cunho político/partidário, religioso, dicionários, listas de endereços e telefones, teses e dissertações, enciclopédias, livros pornográficos, código civil e legislação.
Espaço externo livre com tapete quebra-cabeça e instrumentos musicais.
Participe da nossa tradicional Feira de Troca de Livros! Traga seus livros usados e encontre novos tesouros literários!
Na nossa feira, você pode:
Itens para troca: livros, gibis e literatura em bom estado de conservação: infantil, infanto-juvenil e adultos.
Só serão aceitos livros em bom estado de conservação.
Itens recusados: livros didáticos, religiosos e de cunho político-partidário, enciclopédia, guias e revistas de qualquer assunto.
Participação Gratuita. Sem Necessidade de Inscrição.
Exposição criada pelos alunos do curso de Word.
Boas histórias não têm fim. E merecem ser compartilhadas. Deixe um livro de literatura ou história em quadrinho (HQ) que você já leu aqui e saia com um novo.
Local: Biblioteca (térreo)
Horário: 8h às 21h
Para participar da tradicional Feira de Troca de Livros, siga as regras abaixo:
Feira de troca de livros infantis, juvenis, gibis, literatura brasileira e estrangeira.
Livros didáticos não serão aceitos.
Venha trocar seus livros!
No dia 26/4, a feira acontece no período das 8 às 12 horas.
Quer participar da nossa tradicional Feira de Troca de Livros? Confira as regras:
Aceitamos livros de literatura em geral, desde que estejam bem conservados e em bom estado.
Não serão aceitos: materiais didáticos, livros de cunho político/partidário, religioso, dicionários, listas de endereços e telefones, teses e dissertações, enciclopédias, livros pornográficos, código civil e legislação.
Nesta exposição aberta ao público, Lucas Tannuri traz 21 quadros originais de tamanhos variados, com suas criações que ilustram o livro “O Grande Desafio das Pequenas Coisas”.
Os quadros serão expostos na biblioteca da unidade do Senac de Araraquara.
Quando: 22 à 26/04/2025
Onde: Biblioteca Senac Araraquara
Horário de visitação:
Terça à Sexta-feira: 8h às 20h
Sábado: 8h às 11h.
Lucas Abi Rached Tannuri é fotojornalista, psicanalista e terapeuta corporal.
Autor e ilustrador do livro “O Grande Desafio das Pequenas Coisas” e de animações premiadas, como “A Lápide e A Face Oculta da Lua”.
Ministra grupos terapêuticos para pais atípicos e palestras sobre autismo, criatividade e desenvolvimento humano.
Interessados devem vir até a nossa biblioteca com livros e gibis em bom estado de conservação.
Regras para a troca:
Não serão aceitos materiais com conteúdo didático, político ou religioso, enciclopédias, dicionários, guias e revistas.
Os livros são trocados por livros e os gibis por gibis.
A Feira é aberta ao público, sem necessidade de inscrição. Vamos fazer circular boas histórias!
Venha conferir a exposição itinerante MENA: Arte que Transforma”, no período de 1 a 30/4.
Composta por totens informativos, a mostra apresenta imagens marcantes e textos inspiradores, destacando a trajetória do artista, suas principais obras e o impacto social gerado por sua arte transformadora.
Instagram: @mena.011
Local: hall térreo, 2º e 3º andar.
Exposição aberta ao público, de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Nascido em 1991 na Zona Norte de São Paulo, formou-se em Arquitetura, mas encontrou na arte sua verdadeira vocação. Após um burnout, deixou a carreira para se dedicar à pintura, desenvolvendo um estilo vibrante inspirado na espiritualidade e nas cores do arco-íris. Com 38 murais em São Paulo e exposições em museus como o Louvre, suas obras estão presentes em 10 países. Seu trabalho ressignifica espaços urbanos, levando cor, emoção e reflexão para as pessoas. “A arte é a protagonista, tocando corações e despertando consciências”.
Sabe aqueles livros que já foram lidos e agora estão parados na estante? Que tal trocá-los por novas histórias e ampliar seu universo literário?
Como funciona?
Traga seus livros e escolha outros que despertem seu interesse. A troca é simples, gratuita e garante que a leitura continue circulando, beneficiando a todos.
O que pode ser trocado?
Livros de literatura em geral (desde que em bom estado de conservação)
Livros infantis e juvenis
Gibis e HQs
O que não será aceito?
Livros didáticos
Materiais de cunho político/partidário ou religioso
Dicionários e enciclopédias
Aproveite essa oportunidade para renovar sua biblioteca e compartilhar histórias!
Durante a Semana Senac de Leitura, será exposta a produção de marcadores de página ilustrados com o tema do folclore brasileiro. Cada peça traz elementos gráficos inspirados em personagens e lendas da nossa cultura, promovendo o resgate das tradições orais e o encantamento pelas histórias populares. Além disso, você também poderá ver outra exposição, focada na criação de móbiles em formato de Kindle, contendo sínteses de obras e chamadas criativas para leitura. Os móbiles apresentam dicas de livros selecionados pelos próprios alunos, com mensagens instigantes que despertam a curiosidade e convidam o público a explorar novos títulos.
Não Perca!
Caça-palavras interativo com palavras relacionadas ao tema “Cultura e Convivência — Biblioteca Além dos Livros”
Venha renovar sua estante e descobrir novas histórias!
Participe da nossa Feira de Troca de Livros e aproveite a chance de trocar aquele título que já leu por uma nova leitura.
Estamos aceitando livros, gibis e obras literárias em bom estado de conservação, voltadas para os públicos infantil, infantojuvenil e adulto.
O que pode ser trocado:
• Livros de literatura
• Gibis e HQs
• Títulos para todas as idades (infantil, juvenil e adulto)
O que não será aceito:
• Livros didáticos
• Materiais religiosos ou político-partidários
• Enciclopédias, guias e revistas
Horários de funcionamento:
• Terça a sexta – das 9h às 20h
• Sábado – das 8h30 às 11h30
Traga seus livros e encontre novas histórias para levar pra casa! 🙂
Desafio coletivo: vamos montar juntos?
Um quebra-cabeça de 2000 peças está à disposição dos estudantes e da comunidade para uma montagem colaborativa.
A ideia é simples: cada um contribui um pouquinho, e juntos completamos a imagem final!
Passe, pare um momento, encaixe algumas peças e faça parte dessa construção coletiva.
Além de relaxante, é uma forma divertida de interagir e exercitar o raciocínio.
Vamos completar esse desafio juntos?
O quebra-cabeça estará disponível na nossa biblioteca. 🙂
A Feira de Troca tem como objetivo incentivar a leitura e o acesso a cultura, fazer circular Livros, HQs e DVDs novos e usados, em bom estado de conservação. Para participar, os interessados devem ir até a unidade com os materiais de troca em bom estado de conservação. Não serão aceitos materiais com conteúdo didático, político ou religioso, enciclopédias, dicionários, guias e revistas. Livros são trocados por livros e gibis por gibis. As trocas acontecem de segunda a sexta-feira, das 9 às 20 horas.

Presente nos objetos do cotidiano, em templos diversos, nos museus e nas residências, a caligrafia árabe é a expressão artística mais reverenciada no Islã.Ela congrega ciência e arte e, por vezes, remete ao sagrado como meio de transmissão da mensagem corânica e exaltação do divino. Exposição original BIBLIASPA.
Exposição de livros literários em mesa na biblioteca, ficarão disponíveis para que a comunidade Senac possa trocar um livro que ache interessante por aquele título que está parado em sua residência.
A exposição “Uma História em Cinco Palavras” apresenta a criatividade e a singularidade de jovens que, através de suas experiências pessoais, transformam breves narrativas em poderosas obras de arte. Durante a Semana de Leitura, os visitantes poderão explorar essas histórias únicas, refletindo sobre a diversidade de vivências e a força das palavras. Venha se inspirar e descobrir como uma simples frase pode contar uma vida inteira!
A exposição “Uma História em Cinco Palavras” apresenta a criatividade e a singularidade de jovens que, através de suas experiências pessoais, transformam breves narrativas em poderosas obras de arte. Durante a Semana de Leitura, os visitantes poderão explorar essas histórias únicas, refletindo sobre a diversidade de vivências e a força das palavras. Venha se inspirar e descobrir como uma simples frase pode contar uma vida inteira!
Com a mediação de Kellen Cristina, esta roda de conversa explora a leitura como uma experiência afetiva e coletiva, com base no conto Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector. A atividade incentiva reflexões sobre o conhecimento e a importância da literatura no cotidiano. Será desenvolvida no jardim da unidade, nas redes de leitura, como um convite para compartilhar histórias e fortalecer laços por meio da leitura.
Inscrições: por ordem de chegada.
Bacharel em direito com formação de agente de registro. Atualmente, atua como auxiliar de biblioteca no Senac Penha. Possui experiência em atendimento em bibliotecas, como no Sesc e em comunidades em geral, especialmente com contação de histórias em escolas do bairro.
Tem livros parados na estante?
Na nossa Feira de Troca de Livros, você pode dar a eles um novo destino e, ao mesmo tempo, encontrar novas histórias para explorar! Traga seus livros usados em bom estado e troque por outros que despertem sua curiosidade.
É uma oportunidade perfeita para renovar sua biblioteca, incentivar a leitura e conectar-se com outros apaixonados por livros.
Na nossa feira, você pode:
•Trocar seus livros usados por outros que você ainda não leu.
•Descobrir novos autores e gêneros literários.
•Encontrar livros raros e clássicos.
•Doar livros que você não quer mais.
•Conversar com outros amantes da leitura.
Itens para troca: livros, gibis e literatura em bom estado de conservação: infantil, infanto-juvenil e adultos.
Só serão aceitos livros em bom estado de conservação.
Itens recusados: livros didáticos, religiosos e de cunho político-partidário, enciclopédia, guias e revistas de qualquer assunto.
Essa atividade contará com intérprete de Libras.
Bate papo com as Booktubers Maria Fernanda Santucci e Suellen Andrade. Nesta atividade, vamos explorar o fenômeno da literatura de consumo, analisando como livros virais e clássicos coexistem no imaginário dos leitores. Através de uma conversa dinâmica, discutiremos o impacto das redes sociais, das tendências de mercado e das mudanças no perfil do público leitor. Afinal, o que faz um livro se tornar um sucesso?
Os jogos são poderosas ferramentas de interação e conexão humana, além de proporcionar entretenimento, permitem a aproximação entre diferentes culturas e gerações, favorecendo a inclusão e a diversidade. Em um mundo cada vez mais digital, os jogos presenciais resgatam o contato humano, proporcionando momentos significativos de convivência e aprendizado.
Boas histórias não têm fim e merecem ser compartilhadas.
Deixe aqui um livro de literatura ou gibi que você já leu e saia com um novo.
IMPORTANTE! Para que a troca tenha valor para todo mundo, vamos respeitar as regras:
A troca será de livro por livro e gibi por gibi.
Os materiais devem estar em bom estado de conservação
Livros de literatura estrangeira, nacional, infantil, infanto-juvenil e gibis são bem-vindos.
Não são aceitos materiais didáticos e acadêmicos, livros de cunho político partidário, religioso, dicionários nem listas de endereços e telefones.
A atividade Revelação de Autores é um jogo de mistério literário que vai descobrir talentos escondidos na nossa escola! A ideia é incentivar a leitura e a criatividade, desafiando a comunidade escolar a adivinhar quem escreveu os textos expostos. Antes do evento, coletaremos textos dos alunos e espalharemos pela escola junto com pistas sobre os autores. Fotos de escritores misturadas a imagens aleatórias serão expostas para votação e no dia 22/04 revelaremos os autores em um bate-papo especial sobre sua trajetória e inspirações!
Em parceria com o programa ecoeficiência será realizado um bazar do Desapega e Pega com o objetivo de promover a reutilização de roupas para reduzir o desperdício e o impacto ambiental, oferecendo uma alternativa econômica e incentivando um consumo mais consciente e responsável.
LOCAL: Pátio (1º andar)
Que tal renovar sua estante de um jeito simples e sustentável?
Na nossa Troca de Livros, você traz um título que já leu e sai com uma nova história para conhecer.
Deixe um livro de literatura ou história em quadrinho (HQ) que você já leu aqui e saia com um novo.
IMPORTANTE: para que a troca tenha valor para todo mundo, vamos respeitar as regras:
– a troca será de livro por livro e HQ por HQ;
– os materiais devem estar em bom estado de conservação;
– livros de literatura estrangeira, nacional, infantil, infanto-juvenil,
– HQs e da Editora Senac são bem-vindos;
– não são aceitos materiais didáticos, acadêmicos, livros de cunho político partidário, religioso, pornográficos, dicionários nem listas de endereços e telefones.
Venha participar e compartilhar boas leituras!
De 22 a 25 de Abril o Senac Mogi Guaçu realiza Feira de Troca de Livros.
Para participar, os interessados devem ir até a unidade com livros e gibis em bom estado de conservação.
Não serão aceitos materiais com conteúdo didático, político ou religioso, enciclopédias, dicionários, guias e revistas. Livros são trocados por livros e gibis por gibis.
As trocas acontecerão das 9 às 20 horas.
Convidamos você a explorar uma experiência única e inspiradora: a sala imersiva “A Luz da Educação”.
Nesta atividade, a educação é representada pela metáfora do farol da Instituição Senac, que ilumina e transforma vidas ao ultrapassar fronteiras.
A sala apresenta um conjunto de 6 obras de arte criadas pelas alunas da parceria com a penitenciária feminina de Mogi Guaçu. Cada pintura narra, de forma metafórica, a jornada da vida guiada pela luz do farol, que traz novas cores e horizontes.
A experiência é projetada para grupos de visitantes e dura aproximadamente 20 minutos por sessão. Venha vivenciar como a luz da educação pode mudar perspectivas e abrir novas possibilidades para todos. Participe desta jornada e veja como o farol da educação pode iluminar seu caminho!
Reserve seu lugar e mergulhe nesta viagem de descoberta e transformação. A atividade ocorrerá a cada vinte minutos.
Que tal renovar a sua biblioteca pessoal?
A Feira de Troca tem como objetivo incentivar a leitura e o acesso à cultura, fazer circular Livros e HQs novos e usados que estejam bom estado de conservação.
Para participar, os interessados devem ir até a biblioteca da unidade, com os itens para a troca.
Não serão aceitos materiais com conteúdo didático, político ou religioso, enciclopédias, dicionários, guias e revistas.
Livros são trocados por livros e gibis por gibis.
Mais informações pelo telefone 18 3344-4422.
Boas histórias não têm fim.
E merecem ser compartilhadas.
Deixe um livro de literatura ou história em quadrinho (HQ) que você já leu aqui e saia com um novo.
IMPORTANTE: para que a troca tenha valor para todo mundo, vamos respeitar as regras:
. a troca será de livro por livro e HQ por HQ;
. os materiais devem estar em bom estado de conservação;
. livros de literatura estrangeira, nacional, infantil, infanto-juvenil e HQs são bem-vindos;
. não são aceitos materiais didáticos, acadêmicos, livros de cunho político partidário, religioso, pornográficos, dicionários nem listas de endereços e telefones.
Também concorda que a leitura é uma poderosa ferramenta de transformação social? Participe da 10ª Semana Senac de Leitura.
Como funciona?
– Traga seus livros usados em bom estado;
– Troque livro por livro e gibi por gibi;
– Você pode doar ou apenas participar das trocas.
Itens aceitos:
– Livros de literatura estrangeira e nacional;
– Livros infantis e infantojuvenis;
– Gibis em geral.
Itens não aceitos:
– Livros didáticos;
– Livros acadêmicos;
– Livros de cunho político-partidário;
– Livros de cunho religioso;
– Enciclopédias, dicionários, guias, listas telefônicas e revistas.
Renove sua estante com novas leituras. Descubra novos autores e gêneros. Dê um novo destino a livros que não utiliza mais!
O Japão é sinônimo de tradição, disciplina e beleza — valores que marcaram profundamente a imigração japonesa no Brasil. Mas, ao revisitar essa história, também é importante abrir espaço para o olhar crítico e atual: como as questões de gênero atravessam essa cultura tão rica?
Nesta exposição, além de celebrarmos a estética e a trajetória do povo japonês com os looks vindos direto da Modateca do Senac São Paulo, também vamos refletir sobre o papel da mulher dentro dessa sociedade e como a moda e a juventude japonesa têm rompido padrões e ampliado vozes.
Convidamos você a conhecer, refletir e se inspirar — porque tradição e transformação podem, sim, andar juntas.
Participe da nossa tradicional Feira de Troca de Livros! Traga seus livros usados e encontre novos tesouros literários.
Na nossa feira, você pode:
Itens para troca: livros, gibis e literatura em bom estado de conservação.
Só serão aceitos livros em bom estado de conservação.
Itens recusados: livros didáticos, religiosos e de cunho político-partidário, enciclopédia, guias e revistas de qualquer assunto.
Sabe aquele livro que você já leu e adorou? Ele pode ganhar uma nova vida nas mãos de outra pessoa — e você ainda leva um novo título pra casa!
Na Feira de Troca de Livros, você compartilha conhecimento, descobre novas leituras e faz parte de uma rede onde a cultura circula. Traga um livro em bom estado e troque por outro. É simples, sustentável e cheio de possibilidades!
As trocas acontecerão de 22 a 25/04, das 9h às 21h, e no sábado, 26/04, das 9h às 11h30.
A participação será gratuita, sem a necessidade de inscrição prévia.
Atenção às regras:
● A troca será de livro por livro e gibi por gibi;
● Livros de literatura em geral são bem aceitos (seguindo o critério de conservação e qualidade);
● Serão permitidos livros de literatura estrangeira, nacional, infantil, infanto‐juvenil e gibis;
● Não serão aceitos materiais didáticos, livros de cunho político/partidário, religioso, dicionários, lista de endereços e telefones, teses e dissertações, enciclopédias, pornográficos e sobre sexologia, código civil e legislação, e livros de informática.

Durante o evento, o público poderá visitar a exposição de fotografias com a temática “Corpos Negros Masculinos”, do professor de fotografia do Senac Registro, Wellington de Souza Silva.
A mostra propõe um olhar sensível e artístico sobre a presença e representatividade dos corpos negros no cenário visual contemporâneo.
Datas e horários para visitação:
22 e 23 de abril – das 19h às 21h
24 de abril – das 9h30 às 11h30
25 de abril – das 14h às 17h e das 19h às 21h
Não é necessário inscrição. Só chegar e apreciar! 🙂
Prepare-se para uma experiência cultural única de capoeira! Este evento destaca a beleza e a complexidade dessa arte marcial brasileira, que combina música, dança e acrobacias. Os(as) capoeiristas irão demonstrar suas habilidades em movimentos ágeis e coreografados, acompanhados pelo ritmo envolvente do berimbau, pandeiro e atabaque. A capoeira é uma expressão de resistência e identidade cultural nascida da luta pela liberdade.
Programação das apresentações:
● 09h30 às 10h00
● 15h30 às 16h00
● 19h00 às 19h30
Local: área de convivência do Senac Campinas
Multi-artista independente, professora de capoeira, escritora e arte-educadora. Formada em Educação Física e Pós-graduada em Gestão de Projetos Sociais e Culturais.
Capoeirista há 19 anos, atua na área da educação ministrando aulas de capoeira há 14 anos. É coordenadora do coletivo de artistas Caleidoscópio Brasil que atua no Brasil e no exterior. Também é fundadora da Coletiva Matriarca-Capoeira, que vivência na teoria e na prática sobre as capoeiras.
A atividade Itaquera em Cordel convida os participantes a mergulhar na cultura popular e dar voz às histórias locais de forma criativa e rimada! A ideia é incentivar a escrita de cordéis inspirados em lendas urbanas, acontecimentos históricos e memórias de Itaquera e da Zona Leste de São Paulo, fortalecendo o vínculo com a comunidade. Os participantes poderão criar seus versos e compartilhar com o grupo, promovendo a valorização da cultura regional e resgatando a tradição do cordel de maneira autêntica.
OFICINEIRO:
Tin Tin Alves (Nilton Francisco Alves)
Nasceu em Fronteira dos Vales – MG. Morador do Jardim Nayara, Embu das Artes, desde 2002. É poeta, cordelista, contis-ta e cronista. Graduado em Letras e especialista em Li-teratura e Crítica de Artes pela PUC-SP. Foi premiado pelo MinC (Ministério da Cultura) em 2018 como Mes-tre de Culturas Populares no 5º Premio de Culturas Po-pulares Leandro Gomes de Barros, pelo trabalho volun-tário exercido em prol à cultura.
O encontro visa valorizar a arte ancestral de contar histórias a partir dos conteúdos trabalhados no curso livre “Narração Criativa para Contadores de Histórias” e ressignificar o espaço da biblioteca como um local de apresentações artísticas e convivência para além dos livros.
Atriz, diretora, docente do curso Técnico de Teatro no Senac Sorocaba. Formada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina, mestre em educação pela PUC SP. Junto com o parceiro Leandro Manuí criou o Grupo Manuí que tem o propósito de contar histórias que fortalecem a identidade cultural brasileira através de projetos audiovisuais, teatrais e musicais.
Cartomante Literária visa o estímulo à leitura literária, e a valorização da resistência feminina por meio das vozes de personagens brasileiras, latinas e africanas. Um encontro sem pretensão divinatória, mas com compromisso literário e afetivo imbuídos de toda a potência arquetípica e pluralidade dessas personagens.
Atriz, contadora de histórias, mediadora de leitura e produtora cultural. Graduada em Artes Cênicas, atualmente especializa-se em dramaturgia pela Faculdade SESI. Foi cofundadora e integrante do Engasga Gato – grupo teatral com intensa atuação no teatro e na produção cultural do interior do estado durante seus 11 anos de existência. Mediou clubes de leitura no projeto Clube de Leitura 6.0, da Fundação Observatório do Livro e da Leitura nos anos de 2021 e 2022. Atualmente faz parcerias com grupos teatrais da região, onde atua como atriz e dramaturga, conta histórias em escolas e instituições do estado e circula com projetos de incentivo à leitura.
A Biblioteca do Senac Jabaquara convida a comunidade a prestigiar uma vivência na arte BallRoom, com dança vouguing e funk. A Casa de Mutatis vai nos mostrar como a arte pode salvar vidas.
A Casa de Mutatis reúne uma equipe de multiartistas e produtores especializados em diversas áreas como: dança, performance, música, audiovisual, design, comunicação e moda. As travestis Bonnie e Teena fundaram a Casa de Mutatis em São Paulo, com o propósito de fomentar a cultura Ballroom e o desenvolvimento de pessoas LGBTQIAP+.
Um encontro literário com leituras e declamações de poemas e músicas para a sua manifestação artística.
Inscrições pelo e-mail:
saojosedoscampos.biblioteca@sp.senac.br
Cantor e poeta, possui dois EPs e sete singles disponíveis nas plataformas de música. Já se apresentou no Sesc Santo André (SP) e realizou shows em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Belém do Pará. Além disso, conduz o Sarau do Oliveira e ministra sua Oficina de Escrita Criativa.
O espetáculo promove um diálogo entre o Sertão e a cidade grande, revelando como manifestações culturais, literárias,musicais, orais e populares são capazes de conectar diferentes tempos, tradições e experiências, renovando os laços entre o tradicional e o contemporâneo.
Companhia estrelada por Sandra Guzman – narradora de historias internacional, atriz, patrona da academia Brasileira de histórias (ABCH) e por Andre Gonçalves – músico percussionista, poeta, compositor, sonoplasta e responsável pela trilha sonora dos projetos.
Uma imersão na diversidade cultural e linguística do Brasil! Nesta conversa, exploraremos as riquezas do regionalismo por meio da troca de vivências, destacando a importância da valorização das expressões locais e tradições que compõem nossa identidade. Uma oportunidade para compartilhar experiências, conhecer diferentes perspectivas e fortalecer o respeito às raízes culturais.
Frases que marcam… e bordados que contam histórias!
Na nossa oficina especial, vamos bordar frases sobre leitura, livros e literatura em marcadores de página únicos — feitos à mão, com afeto e resistência.
Uma pausa criativa para quem ama ler, bordar ou simplesmente se expressar com delicadeza e força.
Vamos costurar ideias, trocar vivências e sair com lindos marcadores prontos para acompanhar suas leituras (ou presentear alguém especial 💌).
Vem bordar com a gente?
Ler é um ato de resistência. Bordar também.
Bibliotecária formada pela Unesp de Marília, possui experiência em mediação de leitura e na criação de projetos culturais em bibliotecas. Ao longo de sua trajetória, encontrou no bordado uma forma de expressão artística e de diálogo com a literatura, unindo palavras, linhas e texturas em trabalhos autorais e oficinas criativas.
Além da atuação em bibliotecas, é também artesã e gestora cultural formada pelo Senac São Paulo, áreas que permitem transitar entre o cuidado com o patrimônio cultural, o incentivo à leitura e a valorização das artes manuais.
Seu trabalho busca criar pontes entre a cultura e as pessoas, seja por meio de oficinas de bordado com enfoque em arteterapia, seja na organização de eventos e ações que aproximam o público da arte e da leitura.
Nesta experiência artística e criativa será feita uma oficina de pintura em aquarela com café.
A biblioteca convida você para uma experiência dinâmica e cheia de desafios, onde conhecimento e entretenimento se encontram. Participe de jogos e atividades interativas conduzidas por nossa equipe e aproveite momentos de aprendizado de forma leve e envolvente.
Atividades em destaque:
Pesca de Livros – Descubra novas histórias de um jeito divertido.
Roleta de Desafios – Teste seus conhecimentos e encare desafios instigantes.
Campeonato de Dominó e Xadrez – Coloque suas habilidades estratégicas à prova.
E muitas outras brincadeiras!
Venha explorar, aprender e se divertir na biblioteca.
No mundo hiper conectado em que vivemos, como a locução se faz presente em nossos dias? Pensando no contexto do mundo do trabalho, o bate-papo entre a professora Cris Alcalá e o autor Fernando Alves abordará a locução e comunicação no contexto da sociedade atual a partir do tema convivência e comunicação.
Fernando Alves iniciou a jornada como profissional de rádio há mais de 30 anos, após concluir o curso de radialista no Senac Guarulhos. Suas primeiras palavras no ar foram na rádio Cidade de Itu, de Horácio Bicudo, onde se interessou também por produção e edição de áudio, quando, ainda em fita de rolo, deu seus primeiros passos no áudio profissional. De lá para cá foram inúmeras emissoras, como Antena 1, Rádio Central, TV Diário do Povo, Rádio Cidade, Sistema Globo de Rádio, Tropical FM, Rádio 99.3 São Paulo e, aquela que considera sua segunda casa desde 1996, Gazeta FM 88,1, em que atua até os dias de hoje. Atuou por quatro anos como consultor de radiodifusão para o grupo WRN Broadcasting do Reino Unido, prestando consultoria de radiodifusão em São Paulo. Desde 2008 é professor dos cursos na área de rádio e condução de eventos do Senac São Paulo.
Jornalista especializada em Comunicação e Marketing pela PUC-SP e com Mestrado em Jornalismo Profissional pela FIAM. Mestre de Cerimônias, Apresentadora, Locutora e Host do Mundial Podcast, da Rádio Vibe Mundial, e do StarmetaCast, da Agência de Marketing Starmeta. Mentora de Comunicação, Oratória e Alta Performance para executivos. Ministra treinamentos corporativos e palestras sobre Comunicação em Português e Español. Docente dos cursos de Audiovisual do Senac SP e dos cursos de extensão da ESPM. Trabalhou como apresentadora, repórter e editora de texto em emissoras como Rádio CBN e Globo, TV Cultura, Canal Rural, Terraviva e Bandnewstv.
Prepare-se para uma experiência enriquecedora na Semana Senac de Leitura! Receberemos Chavoso da USP, uma voz potente e influente da cena literária e cultural contemporânea. Venha participar de um bate-papo inspirador . Uma oportunidade única de dialogar com um pensador engajado e apaixonado por livros. Figura marcante do cenário cultural e literário. Explore novas perspectivas sobre a leitura e sua importância em nosso tempo. Não perca esta chance de aprender e se inspirar com um convidado especial.
@chavosodausp.02 – Professor, palestrante e youtuber. Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, tornou-se popular através de um post no Facebook relatando sua experiência na Universidade. Seu conteúdo é focado principalmente em questões educacionais, políticas e sociais.
Nesta oficina os convida os participantes a refletirem sobre identidades e narrativas através da criação de zines, explorando conexões com temas variados. Utilizando fanzines como meio de expressão criativa, os participantes poderão compartilhar suas perspectivas sobre diversidade cultural, sustentabilidade, direitos humanos e memória, fortalecendo os laços com a comunidade e o ambiente que estão inseridos.
Formada em Ciências Sociais pela UNESP com pós-graduação em Arte-Educação pelo Senac SP. Atua como professora de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas na unidade Senac São Miguel Paulista
Durante a Semana Senac de Leitura, convidamos você a participar do nosso Painel Colaborativo, um espaço interativo onde a criatividade e a leitura se encontram. Compartilhe e descubra histórias, expressando-se artisticamente por meio do desenho e da pintura coletiva.
A atividade é uma troca de cartas manuscritas escritas por alunos da Aprendizagem de FRA e SJR, que farão as trocas entre si, mediado pela Biblioteca e Psicólogos escolares. Nessa atividade, os alunos irão explorar a escrita, a cultura regional e o diálogo através do gênero carta.
Estimular a expressão de sentimentos dos jovens por meio da escrita criativa de poemas contemporâneos, com o objetivo de criar um livro coletivo de poemas curtos. Durante a oficina, os participantes também serão incentivados a ilustrar suas produções, misturando poesia com arte visual.
Docente da área de Desenvolvimento social no Senac Sorocaba. Mestre em Terapia Ocupacional (UFSCAR); especialização em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global (PUCRS) e especialização em Arteterapia e Terapias expressivas (UNESP).
Docente de Desenvolvimento Social no Senac Sorocaba, possuí formação em História da Moda, Consultoria de imagem e Coloração pessoal.
Aborda a moda como uma poderosa possibilidade de expressão de sentimentos, personalidade e intenções. Seu trabalho integra a moda com estratégias de marketing pessoal, oferecendo aos seus clientes a possibilidade de se desenvolverem e se apresentarem de forma eficaz no mercado de trabalho. Caroline se dedica a inspirar as pessoas a se sentirem bem consigo mesmas, refletindo estrategicamente sobre como a vestimenta pode impactar positivamente suas vidas, fortalecer sua imagem profissional e trazer mais valor e felicidade ao seu cotidiano.
Histórias têm o poder de abrir horizontes, despertar empatia e promover mudanças. Nesta roda de conversa, vamos compartilhar vivências que inspiram e ampliam nossa maneira de entender o mundo, refletindo sobre a riqueza da diversidade cultural e a importância da inclusão.
A atividade Itaquera em Cordel convida os participantes a mergulhar na cultura popular e dar voz às histórias locais de forma criativa e rimada! A ideia é incentivar a escrita de cordéis inspirados em lendas urbanas, acontecimentos históricos e memórias de Itaquera e da Zona Leste de São Paulo, fortalecendo o vínculo com a comunidade. Os participantes poderão criar seus versos e compartilhar com o grupo, promovendo a valorização da cultura regional e resgatando a tradição do cordel de maneira autêntica.
OFICINEIRO:
Tin Tin Alves (Nilton Francisco Alves)
Nasceu em Fronteira dos Vales – MG. Morador do Jardim Nayara, Embu das Artes, desde 2002. É poeta, cordelista, contis-ta e cronista. Graduado em Letras e especialista em Li-teratura e Crítica de Artes pela PUC-SP. Foi premiado pelo MinC (Ministério da Cultura) em 2018 como Mes-tre de Culturas Populares no 5º Premio de Culturas Po-pulares Leandro Gomes de Barros, pelo trabalho volun-tário exercido em prol à cultura.
A partir de sua própria experiência como leitora apaixonada, Goimar Dantas, compartilha sua trajetória e o profundo amor que nutre pelo universo literário.
Goimar Dantas é jornalista, roteirista, escritora e mestra em comunicação e letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 2011, foi finalista do Prêmio Jabuti. É autora de obras de diversos gêneros
Prepare-se para uma viagem imersiva pelo legado de inventores e inventoras pretas que transformaram o mundo com suas criações. Nesta intervenção com o uso de óculos de realidade virtual (VR), você vai conhecer histórias inspiradoras, muitas vezes invisibilizadas, de contribuições negras para a ciência, tecnologia e inovação.
Prepare-se para uma experiência enriquecedora na Semana Senac de Leitura! Receberemos Chavoso da USP, uma voz potente e influente da cena literária e cultural contemporânea. Venha participar de um bate-papo inspirador . Uma oportunidade única de dialogar com um pensador engajado e apaixonado por livros. Figura marcante do cenário cultural e literário. Explore novas perspectivas sobre a leitura e sua importância em nosso tempo. Não perca esta chance de aprender e se inspirar com um convidado especial.
@chavosodausp.02 – Professor, palestrante e youtuber. Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, tornou-se popular através de um post no Facebook relatando sua experiência na Universidade. Seu conteúdo é focado principalmente em questões educacionais, políticas e sociais.
Autor do livro: “O Grande Desafio das Pequenas Coisas”
Um encontro aberto à comunidade sobre relações e comunicação em ambientes neuro divergentes, onde a arte é essencial para a conexão além das palavras.
Uma conversa que entrelaça teorias, estudos e experiências que inspiraram três livros.
Entrega de senhas na Biblioteca com 30 minutos de antecedência da atividade.
Vagas limitadas!
Lucas Abi Rached Tannuri é fotojornalista, psicanalista e terapeuta corporal.
Autor e ilustrador do livro “O Grande Desafio das Pequenas Coisas” e de animações premiadas, como “A Lápide e A Face Oculta da Lua”.
Ministra grupos terapêuticos para pais atípicos e palestras sobre autismo, criatividade e desenvolvimento humano.
Telão no átrio e televisão da biblioteca ligados no canal da live de abertura.
Apresentação da live de abertura com os convidados Bel Santos Mayer, Luciene Vignoli Muller e Lucas Afonso, com a mediação da docente da unidade Osasco, Aurora Seles.
LOCAL: Auditório
Um encontro literário com leituras e declamações de poemas e músicas para a sua manifestação artística.
Inscrições pelo e-mail:
saojosedoscampos.biblioteca@sp.senac.br
Cantor e poeta, possui dois EPs e sete singles disponíveis nas plataformas de música. Já se apresentou no Sesc Santo André (SP) e realizou shows em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Belém do Pará. Além disso, conduz o Sarau do Oliveira e ministra sua Oficina de Escrita Criativa.
A biblioteca do Senac Santos se transforma em cenário vivo para a performance “Faces de Gatsby”, uma criação coletiva do Técnico em Teatro Senac Santos, com orientação artística Jotapê Antunes e Emanuella Alves, inspirada no centenário do romance O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald.
Em um ambiente imersivo, personagens típicos da década de 1920 surgem como espectros de histórias não contadas. Através de falas fragmentadas, memórias encenadas e interações com o público, cada figura compartilha sua versão sobre quem foi — ou poderia ter sido — Gatsby. O espetáculo convida o público a percorrer a biblioteca como se percorresse as camadas de um mito: múltiplo, contraditório e fascinante.
A proposta mistura oralidade, literatura e performance, trazendo uma abordagem sensorial e interpretativa da obra que completa 100 anos em 2025.
A performance teatral acontecerá na Biblioteca da unidade.
Sessões às: 15h, 15h30, 16h e 16h30.
Live de abertura da 10ª Semana Senac de Leitura com o tema “Cultura e convivência: as bibliotecas além dos livros”, com os palestrantes: Bel Mayer, Luciene Muller e Lucas Afonso.
Local: Biblioteca – Térreo
Palavras que inspiram, bibliotecas que transformam: dialogando com novas experiências. Neste bate-papo, três grandes nomes da literatura, arte e educação social discutem o papel das bibliotecas como espaços vivos de cultura e convivência.
Bel Santos, educadora social e ativista, compartilha sua experiência na democratização do acesso à leitura e no fortalecimento das bibliotecas comunitárias. Luciene Muller, escritora e palestrante, reflete sobre como a literatura transforma vidas e promove diálogos entre diferentes realidades. Lucas Afonso, MC, escritor, ator e musicoterapeuta, traz a perspectiva da oralidade, do rap e da música como formas de expressão que ressignificam os espaços culturais.
Educadora Social, Mestra em Turismo- EACH/USP. Coordenadora do IBEAC, Co-gestora da Rede LiteraSampa; Curadora da 11ª Edição do Prêmio São Paulo de Literatura, do Conselho Curador do 63° e 64° Prêmio Jabuti do Conselho e do Conselho Curatorial do Theatro Municipal de São Paulo -2021/2023. Prêmios: Retratos da Leitura no Brasil-2018; Estado de São Paulo para as Artes – 2019; 67° Prêmio APCA – Difusão de Literatura Brasileira; Prêmio Pessoa Inspiradora da Associação Paulista de Fundações – 2021 e 66º Prêmio Jabuti- Fomento à Leitura.
Escritora, Membro da Academia Guarulhense de Letras, Editora no Grupo Format Comunicação, Professora Palestrante da ESMP-SP, é ativista pela prevenção e enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes. Palestrante, 2X TEDxSpeaker (TEDxGuarulhos em 2020 e TEDxESMPU em 2022), autora do Best Seller Colo Invisívell, YouTuber no Canal Bibliotequeira. Embaixadora do PopRuaJud do TRF3
Nascido em São Miguel Paulista, é cria da periferia da Zona Leste de São Paulo. É formado em Musicoterapia e autor do livro “A Última Folha do Caderno”. Ator com atuações nas séries Rotas do Ódio, Sintonia e Irmandade. Foi Campeão do Slam Brasil e representante do Brasil na Copa do Mundo de Poesias na França.
Palavras que inspiram, bibliotecas que transformam: dialogando com novas experiências. Neste bate-papo, três grandes nomes da literatura, arte e educação social discutem o papel das bibliotecas como espaços vivos de cultura e convivência.
Bel Santos, educadora social e ativista, compartilha sua experiência na democratização do acesso à leitura e no fortalecimento das bibliotecas comunitárias. Luciene Muller, escritora e palestrante, reflete sobre como a literatura transforma vidas e promove diálogos entre diferentes realidades. Lucas Afonso, MC, escritor, ator e musicoterapeuta, traz a perspectiva da oralidade, do rap e da música como formas de expressão que ressignificam os espaços culturais.
Educadora Social, Mestra em Turismo- EACH/USP. Coordenadora do IBEAC, Co-gestora da Rede LiteraSampa; Curadora da 11ª Edição do Prêmio São Paulo de Literatura, do Conselho Curador do 63° e 64° Prêmio Jabuti do Conselho e do Conselho Curatorial do Theatro Municipal de São Paulo -2021/2023. Prêmios: Retratos da Leitura no Brasil-2018; Estado de São Paulo para as Artes – 2019; 67° Prêmio APCA – Difusão de Literatura Brasileira; Prêmio Pessoa Inspiradora da Associação Paulista de Fundações – 2021 e 66º Prêmio Jabuti- Fomento à Leitura.
Escritora, Membro da Academia Guarulhense de Letras, Editora no Grupo Format Comunicação, Professora Palestrante da ESMP-SP, é ativista pela prevenção e enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes. Palestrante, 2X TEDxSpeaker (TEDxGuarulhos em 2020 e TEDxESMPU em 2022), autora do Best Seller Colo Invisívell, YouTuber no Canal Bibliotequeira. Embaixadora do PopRuaJud do TRF3
Nascido em São Miguel Paulista, é cria da periferia da Zona Leste de São Paulo. É formado em Musicoterapia e autor do livro “A Última Folha do Caderno”. Ator com atuações nas séries Rotas do Ódio, Sintonia e Irmandade. Foi Campeão do Slam Brasil e representante do Brasil na Copa do Mundo de Poesias na França.
A música é uma ciência fascinante, não é mesmo? Nela encontramos matemática e criatividade caminhando juntas, comunicação e sentimentos entrelaçados em cada compasso. Desde sempre, a música foi um veículo essencial para transmitir mensagens, expressar emoções e conectar pessoas. Nesta atividade, vamos explorar como a comunicação e a música se relacionam, mostrando que a voz, os gestos e a intenção podem transformar a forma como somos percebidos. Afinal, comunicar-se é mais do que falar — é fazer-se entender, alcançar o outro e, quem sabe, até encontrar o próprio canto no mundo.
Iniciou seus estudos em 2013 em um projeto de Música na Igreja. No ano seguinte, ingressou no projeto Guri para cursar Eufônio, onde fez participações em diversas apresentações. No mesmo ano, fez parte da Banda Sinfônica da Fundação de desenvolvimento e Cultura de Sorocaba atuando como Eufonista, incluindo um concerto com a Banda do Estado de São Paulo. Em 2015, iniciou seus estudos em violão clássico no Conservatório de Tatuí. Cursou Pedagogia e Performance do violão erudito e popular pela Alpha Cursos, tendo a oportunidade de aprender com grandes nomes no cenário do violão. Atualmente, é professor sênior no Instituto Welfarah em Sorocaba e CEO do Studio Somos.
Nesta roda de conversa, vamos entrar no universo do slam — uma forma de poesia falada que transforma sentimentos, vivências e denúncias em performances potentes e coletivas.
Vamos explorar como o slam amplia as formas de expressão, cria conexão com o público e dá visibilidade a temas sociais, culturais e pessoais de maneira intensa, vibrante e emocionante. Uma experiência para quem acredita no poder da palavra!
Poeta e professora brasileira, é mulher preta, cuiabana que vive em São Paulo. Ela publica seus escritos no canal onde jazz meu coração e recita seus poemas nos saraus e slams do Brasil. Seu trabalho é pautado na resistência das mulheres e focado na luta e no fortalecimento pela arte e pela educação.
Frases que marcam… e bordados que contam histórias!
Na nossa oficina especial, vamos bordar frases sobre leitura, livros e literatura em marcadores de página únicos — feitos à mão, com afeto e resistência.
Uma pausa criativa para quem ama ler, bordar ou simplesmente se expressar com delicadeza e força.
Vamos costurar ideias, trocar vivências e sair com lindos marcadores prontos para acompanhar suas leituras (ou presentear alguém especial 💌).
Vem bordar com a gente?
Ler é um ato de resistência. Bordar também.
Bibliotecária formada pela Unesp de Marília, possui experiência em mediação de leitura e na criação de projetos culturais em bibliotecas. Ao longo de sua trajetória, encontrou no bordado uma forma de expressão artística e de diálogo com a literatura, unindo palavras, linhas e texturas em trabalhos autorais e oficinas criativas.
Além da atuação em bibliotecas, é também artesã e gestora cultural formada pelo Senac São Paulo, áreas que permitem transitar entre o cuidado com o patrimônio cultural, o incentivo à leitura e a valorização das artes manuais.
Seu trabalho busca criar pontes entre a cultura e as pessoas, seja por meio de oficinas de bordado com enfoque em arteterapia, seja na organização de eventos e ações que aproximam o público da arte e da leitura.
A oficina é uma forma de preservar e divulgar uma das danças mais tradicionais e representativas da cultura brasileira.
O samba rock além de um gênero musical é um estilo de dança marcado pela mistura de ritmos e movimentos corporais, fortalecendo a identidade cultural e a valorização das raízes musicais e dançantes do país.
Onde: Bloco 6
Sem necessidade de inscrição.
Bailarina profissional (DRT. Bailarina: 473), professora, coreógrafa e proprietária do Studio de Dança ZambaBem.
Formada em educação física, iniciou seus estudos em dança no ano de 1986, se especializando nas áreas de Dança Afro, Street Dance, Dança Contemporânea, Samba e Samba Rock.
Bailarina do grupo Gestus desde 2000.
Ministrou aulas de dança de rua e dança contemporânea na Escola Municipal de Dança e no Centro de Dança Gilsamara Moura.
Trabalhou como monitora nas mesmas áreas pelas Oficinas Culturais de 2001 a 2008 (Fundart).
Participou do coletivo na TRILHA DOS ADINKRAS que está percorrendo as escolas públicas de Araraquara e região com apoio do SESC.
Foi jurada no SESI DANCE, evento de dança da rede escolar que aconteceu no SESI Araraquara em maio de 2024 e foi jurada no 30° Festival de Dança do Triângulo que aconteceu em UberlandiA-MG em julho de 2024.
Atuou na Secretaria Municipal de Cultura de Araraquara como Gestora do Programa Oficinas Culturais de 2016 a 2024, além de trabalhar como assistente de produção do Grupo Gestus e do FIDA (Festival Internacional de Dança de Araraquara).
Nesta palestra, a renomada escritora Goimar Dantas irá abordar temas essenciais no universo da educação e da promoção da leitura que podem transformar a relação dos leitores com os livros, incentivando o prazer pela leitura e o desenvolvimento de novos leitores. Uma oportunidade imperdível para educadores e todos os apaixonados por literatura!
Goimar Dantas é jornalista, roteirista, escritora e mestra em comunicação e letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 2011, foi finalista do Prêmio Jabuti. É autora de obras de diversos gêneros
No puro creme da Brasilidade, o “Baile do Lima” resgata diferentes fases da MPB, inspirando-se nas festas antigas com dança e sonoridades nacionais e internacionais. O projeto busca conectar gerações, proporcionando uma experiência musical única, que valoriza tanto a MPB clássica quanto a nova geração do gênero.
Onde: Bloco 6
É violonista, guitarrista, cantor e compositor. Formado em Violão Popular pela escola de música Opus de Araraquara (2005), também é Produtor Cultural pelo SENAC (2022).
Em contato com a música desde muito cedo, em experiências da infância, adolescência, do colégio e de dentro de casa, seu primeiro trabalho como músico profissional foi como violonista e vocalista da banda de Samba-Rock, Propaganda Enganosa. Logo após, se juntou a cantora araraquarense Ekena Monteiro, com quem gravou um EP e um disco autoral. Fizeram turnê na cidade de São Paulo e todo interior do estado, além de algumas cidades do estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais e contaram com participações de grandes artistas da cena musical, como: Tiê, Ana Cañas, Hélio Flanders, Francisco El Hombre, Liniker, Larissa Baq e outros. Ainda em Araraquara, fundou junto do cantor Fernando Fayaman, a banda de Pop Reggae Sintonize, tocando em grandes casas e festivais da região.
Em 2019 participou do II Festival da Canção Brasileira do SESI Araraquara, sendo um dos semifinalistas. No mesmo ano venceu o Edital Cultural da Prefeitura do município, realizando o show de abertura do sambista Jorge Aragão, na festividade do 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, junto do grupo Rá-Isis.
É idealizador e integrante do Baile do Lima, seu projeto musical atual onde resgata a Música Popular Brasileira em suas diferentes versões e vertentes.
Venha aprender a técnica do bordado livre, com pontos básicos e intermediários, enquanto compartilha um momento criativo e acolhedor com outras pessoas!
A inspiração vem de Frida Kahlo, artista que marcou a história com sua força, autenticidade e estilo.
Ideal para quem quer iniciar no bordado ou viver uma experiência leve e inspiradora.
Para a sua inscrição, entre em contato com a biblioteca pelo telefone 18 3117-1022 ou pelo e-mail aracatuba.biblioteca@sp.senac.br. Vagas limitadas.
Ana Araripe é jornalista por formação acadêmica, terapeuta holística por formação espiritual e bordadeira por formação artística. Iniciou o aprendizado do bordado livre durante a pandemia, por curiosidade, através de vídeos no youtube. Depois de presentear amigos com as peças e receber muitos elogios e pedidos de encomenda, percebeu ali uma oportunidade de expansão e criou, em 2021, o Ateliê Realce – o nome em homenagem à música do Gil. Desde então, vem espalhando afetos, como gosta de chamar sua arte.
Na degustação do vinho os sentidos do paladar, olfato e visão se conectam para criar uma experiência única onde a textura, o aroma, o sabor e a cor do vinho evocam sensações e memórias. Da mesma forma, a literatura também desperta os sentidos através das palavras, criando imagens, sons e sentimentos que se desdobram na mente do leitor, tocando suas emoções e imaginário. Ambos convidam à reflexão, ao prazer sensorial e à exploração de mundos internos e externos.
Formada como Sommelier de Vinhos pelo Senac Sorocaba, Estudante de Gestão Comercial com experiência em Vendas e Gestão de Adegas e Workshop sobre a Região de Champagne.
Docente do Senac Sorocaba.
Conecte-se com a arte da sonoplastia em um encontro inspirador com Julia, a talentosa profissional por trás do ambiente sonoro da impactante filme “Ainda Estou Aqui”.
Venha desvendar o processo criativo, os desafios e as soluções encontradas na construção da atmosfera sonora que envolve e emociona o público. Uma conversa enriquecedora para amantes do teatro, profissionais da área e curiosos sobre a magia do som no palco.
Sonoplasta residente na cidade de Jundiaí/SP e formada em Cinema pela FAAP, realizou o sonho de trabalhar com som em obras cinematográficas. Com um currículo notável em diversas produções, incluindo a microfonação dos atores no filme “Ainda Estou Aqui”, Júlia demonstra sua expertise e paixão pela área.
Com formação e mestrado em Arquitetura, iniciou sua atividade profissional no exterior, trabalhando no desenvolvimento de projetos, na edição e produção de publicações de arquitetura e na organização e coordenação de exposições e conferências internacionais. As experiências paralelas entre os campos da arquitetura e do design foram fundamentais para a atuação profissional atual em environmental graphic design, wafinding design. É docente de Design de Interiores do Senac Jundiaí.
Artista plástico e especialista em Computação Gráfica, possui 25 anos de experiência nas áreas de artes visuais, ilustração, design, multimídia, cinema, animação e 3D. Possui certificação Autodesk ACP/ACI. É docente no Senac Jundiaí nas áreas de Tecnologia da Informação e Computação Gráfica.
Uma atividade criativa no estilo scrapbook, onde cada participante construirá uma página que represente sua essência. Através de recortes, desenhos, palavras e cores, essa experiência estimula a expressão da identidade, valorizando elementos que traduzem quem você é. Um momento para criar, compartilhar e se reconhecer na própria história!
Neste encontro vamos mergulhar na leitura do livro: “Felizes por Enquanto”, da autora Geni Núñez.
A obra, que aborda temas como identidade, afetos e resistência, promove uma reflexão profunda e sensível sobre as vivências LGBTQIA+ e a busca por felicidade em um mundo cheio de desafios. Junte-se a nós para um bate-papo enriquecedor, onde trocaremos ideias, impressões e emoções sobre essa narrativa potente e necessária. Venha celebrar a literatura escrita por mulheres e ampliar suas perspectivas através de histórias que inspiram e transformam!
O clube do livro #LeiaMulheres acontece mensalmente e é aberto a quem deseja participar lendo o livro ou não.
Ativista indígena Guarani, escritora e psicóloga. Possui doutorado no programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFCS) e mestrado em Psicologia Social. Concluiu pesquisa de pós-doutorado na USP em 2025. É membro da Comissão dos Direitos Humanos (CDH) do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos/as (ABISPI). É coassistente da Comissão Guarani Yvyrupa (CGY). É autora dos livros “Descolonizando afetos: experimentações sobre outras formas de amar” pela editora Planeta Livros e do livro infantil “Jaxy Jatere, saci o Guarani” pela editora Harper kids/ Happer Collins.
Bibliotecária, educadora, mediadora de leitura e ratinha de biblioteca desde sempre. Graduada em Biblioteconomia pela PUC-Campinas, faz parte da mediação do clube de leitura Leia Mulheres de Americana.
Bióloga pela Unesp de Rio Claro e Mestranda em Divulgação Científica e Cultural pela Unicamp, se perde em meio aos livros desde a infância. Faz parte do Leia Mulheres de Americana desde 2020 e começou a mediar em 2022. Acredita no projeto como conexão em meio à efemeridade. Nas horas vagas é professora.
Itamar Vieira Junior, escritor brasileiro, autor do romance Torto Arado, ganhador do Prémio LeYa de 2018, do Prêmio Jabuti de 2020, do Prêmio Oceanos de 2020 e do Prêmio Montluc Rèsistance et Liberté de 2024, fará um bate-papo sobre os temas dos seus livros e sua trajetória como escritor.
Vencedor dos prêmios Leya, Oceanos e Jabuti, Itamar nasceu em Salvador BA, em 1979.
Geógrafo e Doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA. Seu romance “Torto Arado” é um dos maiores sucessos de público e crítica, da literatura brasileira nas últimas décadas, tendo sido traduzido em mais de vinte países, com futura adaptação para o audiovisual.
Cine Debate sobre os documentários: MBORAIHU – O espírito que nos une, que retrata a luta dos povos indígenas Guarani e Kaiowá pelo direito de existir em seus territórios ancestrais, apresenta de maneira sensível e profunda a realidade vivenciada nas comunidades locais, a degradação ambiental nos Territórios Originais Retomados pelos Guarani Kaiowá. Para Onde Foram as Andorinhas, retrata de forma sensível como os povos habitantes do Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso, estão percebendo e sofrendo cotidianamente os impactos das mudanças climáticas, do intenso uso de agrotóxicos e do desmatamento desenfreado. Vagas Limitadas. Inscrições pelo telefone (14) 3302-4600
A biblioteca como espaço de pluralidade apresenta: Exposição de artes com o artista plástico Adriano Nardim com a presença da intérprete de libras Ana Cecília – área de convivência – público misto.
O artista plástico Adriano Nardim reside no Município de Bady Bassitt/SP. Surdo desde o seu nascimento, Adriano tem sua primeira recordação de si desenhando por volta dos 6 anos de idade. Nesta mesma época, onde as crianças são alfabetizadas, o artista conta que teve muita dificuldade para assimilar o português e encontrou no desenho o seu suporte. Aos 14 anos Adriano pintou seu primeiro quadro, intitulado “Maria Mãe”, mesma época em que sua família percebeu o seu talento e o matriculou em um curso de desenhos para iniciantes.
Ana Cecília de Oliveira Araújo, especializada em tradução e interpretação do par linguístico libras/português. Fez curso superior de tecnologia em comunicação assistiva 2021-2023 na faculdade Uníntese. Atualmente cursando Pós em docência de libras.
A Biblioteca do Senac Jabaquara convida a comunidade a prestigiar uma vivência na arte BallRoom, com dança vouguing e funk. A Casa de Mutatis vai nos mostrar como a arte pode salvar vidas.
A Casa de Mutatis reúne uma equipe de multiartistas e produtores especializados em diversas áreas como: dança, performance, música, audiovisual, design, comunicação e moda. As travestis Bonnie e Teena fundaram a Casa de Mutatis em São Paulo, com o propósito de fomentar a cultura Ballroom e o desenvolvimento de pessoas LGBTQIAP+.
Convidado: Conservatório de Tatuí com o Grupo Move’s
O MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange) é um programa de intercâmbio cultural que acontece anualmente no Conservatório de Tatuí. O programa MOVE une países de diferentes partes do mundo para explorar e enriquecer suas heranças musicais e culturais.
Você tem interesse em escrever ou deseja despertar sua criatividade? Então, participe da nossa Oficina de Escrita Criativa!
Nesta oficina, exploraremos técnicas e exercícios práticos para soltar a imaginação, criar personagens envolventes e desenvolver um conto autoral. Seja você iniciante ou experiente, este é o espaço perfeito para aprimorar suas habilidades e compartilhar ideias com outros amantes da escrita.
Para finalizar, promoveremos a oralidade e a partilha de narrativas por meio da contação de histórias de um dos contos produzidos!
Local: Auditório do Senac Rio Claro
Natália Carmelo é docente no Senac Rio Claro. Além da formação em administração e especializações em marketing e recursos humanos, é atriz, diretora de teatro e escritora. Vê a escrita como um ato terapêutico e uma forma única de se expressar, buscando refletir isso em seus textos.
Bate-papo com o autor e professor Paulo Cesar Gaion, sobre o livro Cotidianos Bizarros.
Local: Biblioteca – Térreo
Explore a criatividade por meio da colagem analógica, uma técnica artística que combina imagens e materiais físicos para estimular a expressão visual e a experimentação. Uma oportunidade para transformar recortes em novas narrativas e dar asas à imaginação!
Local: Biblioteca – Bloco 3 (Senac Bauru)
Subversiva, 30 anos. Nasceu em São Paulo e vive em Bauru. Cursou Comunicação Social-RTV, Comunicação Visual, e atualmente, Artes Visuais. Participa da 30ª MAJ – Mostra de Arte da Juventude do Sesc Ribeirão Preto. A técnica da qual utiliza para compor seu trabalho é a colagem analógica, que se dá a partir de revistas, jornais, folders, etc. Através das imagens, busca compor novas narrativas. Pesquisa o universo negro, a diáspora, juntamente com inquietações sociais, gênero, raça e classe social.
Conheça a inspiradora jornada de Igor Chico, poeta, produtor cultural e arte-educador oriundo de Vila Zatt – Pirituba. Atuante na cena de literatura periférica, Igor integra movimentos de saraus e slams, destacando-se como um dos organizadores do Slam do Pico. Autor do livro de poesias “Dom Quixote de Quebrada”, ele compartilha suas experiências e reflexões sobre a importância da literatura marginal como ferramenta de transformação social. Nesta atividade, Igor discutirá sua vivência no universo do slam, os desafios e conquistas de sua trajetória e a relevância da cultura periférica na construção de novas narrativas.
Poeta, historiador, produtor cultural e arte educador. Faz parte da cena de literatura periférica composta pelos saraus e slams e é um dos organizadores do Slam do Pico.
Autor do livro de poesia: Dom Quixote pixaim.
Finalista do Slam São Paulo 2018 e 2023. Também participou de eventos como: Festival Favela em casa, Viarada Cultural e do TEDx São Paulo.
O espetáculo Tá Todo Mundo Rindo? é uma iniciativa do grupo Comédia Sentada, formado por artistas com deficiência, que utiliza o humor para refletir sobre o capacitismo. A apresentação promove a inclusão e destaca a importância das pessoas com deficiência como protagonistas no cenário artístico. Um show interativo que promete boas risadas e momentos de aprendizado.
Convidados/Ministrantes: Grupo Comédia Sentada
Inscrições: por ordem de chegada
O projeto “Comédia Sentada”, nasce da união de comediantes, atores e atrizes, Musicistas, artistas visuais, da literatura e arte educadores com diversas deficiências que juntos contam a forma mascaradamente preconceituosa que a sociedade encara e trata a pessoa com deficiência em contatos e situações que deveriam ser comuns em nosso dia a dia.
Com um repertório váriado, o cantor apresentará canções da música popular brasileira criando um momento de conexão entre a música, arte e o ensino.
Atividade sensorial e artística de pintura em tela guiada por músicas, aromas e emoções.
Você sabe o que é uma batalha de slam?
Trata-se de uma competição de poesia falada, onde os participantes declamam seus poemas autorais.
E na 10ª Semana Senac de Leitura, Cacá Luís realizará uma batalha de slam.
Não há necessidade de inscrição.
Formação em Técnico em Teatro pelo Senac Marília.
Ator, produtor cultural, oficineiro, contador de histórias, mestre de cerimônias e acadêmico de Letras.
Atuante na cena artística da cidade de Marília desde 2012, envolvido em diversos projetos culturais de múltiplas linguagens. Integrou projetos como o Teatro da Cidade, o Núcleo de Artes Cênicas do Sesi, Cia Corpus de Teatro Físico.
Coordenador e idealizador da Batalha de Poesia Falada, Slam do Gueto e é um dos coordenadores da Semana do Hip Hop de Marília e do projeto Paz pra Nós.
Frases que marcam… e bordados que contam histórias!
Na nossa oficina especial, vamos bordar frases sobre leitura, livros e literatura em marcadores de página únicos — feitos à mão, com afeto e resistência.
Uma pausa criativa para quem ama ler, bordar ou simplesmente se expressar com delicadeza e força.
Vamos costurar ideias, trocar vivências e sair com lindos marcadores prontos para acompanhar suas leituras (ou presentear alguém especial 💌).
Vem bordar com a gente?
Ler é um ato de resistência. Bordar também.
Bibliotecária formada pela Unesp de Marília, possui experiência em mediação de leitura e na criação de projetos culturais em bibliotecas. Ao longo de sua trajetória, encontrou no bordado uma forma de expressão artística e de diálogo com a literatura, unindo palavras, linhas e texturas em trabalhos autorais e oficinas criativas.
Além da atuação em bibliotecas, é também artesã e gestora cultural formada pelo Senac São Paulo, áreas que permitem transitar entre o cuidado com o patrimônio cultural, o incentivo à leitura e a valorização das artes manuais.
Seu trabalho busca criar pontes entre a cultura e as pessoas, seja por meio de oficinas de bordado com enfoque em arteterapia, seja na organização de eventos e ações que aproximam o público da arte e da leitura.
Contação de histórias: participe desta experiência imersiva e interativa.
Horários: das 8 às 12 horas, das 13 às 17 horas e das 19 às 22 horas.
Participação por ordem de chegada.
Graduada em Pedagogia pela FCT/ UNESP, participou do curso de Arte Dramática do Senac e tirou o Registro Profissional de Atriz pelo SATED. É ativista da luta feminista, fundadora da Pagu Cia de Teatro, coletivo de pesquisa e montagem teatral que aborda temáticas do universo feminino, desde 2017 e idealizadora do Coletivo Balangandã, coletivo brincante que atua desde 2024. Iniciou suas atividades na área artística ministrando aulas, trabalhando na produção teatral e atuando como atriz e diretora desde 2013, onde continua exercendo tais funções.
Musicista, Produtora Cultural, Performer, Educadora Social e graduanda em Geografia pela FCT/Unesp. Nascida na cidade de São Paulo, a artista reside em Presidente Prudente há 7 anos, onde atua ativamente com seu trabalho artístico. Em seus projetos artísticos busca retratar suas vivências e lutas transitando pela Cultura.
Popular, por Questões de Gênero e pelo direito de Educação e Arte para todos.
Natural de Presidente Prudente, onde reside. É formado em Teatro pelo Senac Lapa Scipiāo, e possui Registro Profissional de Ator pelo SATED. Iniciou sua trajetória fazendo cursos livres de teatro em sua cidade natal, no ano de 2015, e desde então vem se profissionalizando e aperfeiçoando seu trabalho, como ator, produtor e educador artístico/cultural.
Professora, Educadora e Atriz, formou-se em Letras (Português e Inglês) pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e possui Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva e em Educação para Jovens e Adultos pela Uninter. Atualmente, está cursando Pedagogia na Unoeste e História na UniCV, com previsão de conclusão em 2025.
É participante da Pagu Cia de Teatro e idealizadora e integrante do Grupo Conto que Reconta.
Sua trajetória como atriz começou em 2015, participando de diversos espetáculos e estando envolvida com a arte desde então buscando sempre aprimorar suas técnicas, o que reflete em seu compromisso com a formação artística.
Atriz, performer e terapeuta ocupacional. Possui 15 anos de experiência em teatro, incluindo palco, performance e teatro de rua. Com uma sólida formação em cursos livres e dois anos de licenciatura em teatro pela Faculdade Cesgranrio, desenvolveu um entendimento enriquecido das culturas brasileiras ao residir e fazer teatro no Maranhão e no Rio de Janeiro, antes de se mudar para o interior de São Paulo. Participou do Programa de Qualificação em Artes e estudou teatro no Programa de Formação Sociocultural Artístico da Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente. Atualmente, é atriz na Pagu Cia de Teatro e na Cia Ciclo.
Nesta exposição, os figurinos ganham protagonismo e convidam o público a mergulhar na trajetória estética de Ney Matogrosso, revelando camadas de significados que vão além do palco.
Horários:
De Terça a Sexta-feira das 8 às 22h
Sábado das 8 às 14h
Local:
Biblioteca – Térreo
Trazer uma reflexão sobre a importância da Inteligência Emocional para o sucesso pessoal e profissional.
Formada em Administração com Ênfase em RH. Experiência como Empresária e Coordenadora de Equipes.
Docente da área de Gestão e Negócios do Senac Sorocaba.
Convidado: Mc Visel
Visel MC, rapper e agente social, usa a Cultura Hip-Hop há mais de 8 anos para impactar jovens em situação de vulnerabilidade. Atua em escolas, CREAS, CEUs e abrigos com oficinas, música e debates, promovendo reflexão, inclusão e transformação social por meio da Justiça Restaurativa.
Esta oficina propõe uma reflexão sobre o conto “Das Vantagens de Ser Bobo”, de Clarice Lispector, e os poemas de Manoel de Barros. Explorando a beleza da simplicidade e do olhar poético sobre o mundo. Por meio da leitura compartilhada, discussões em grupo e uma atividade prática, os participantes serão incentivados a expressar sua criatividade de forma lúdica. A oficina inclui a criação de um objeto artesanal simbólico, utilizando materiais simples e recicláveis, e um momento de escrita criativa para dar voz às suas “bobagens geniais”. O objetivo é valorizar a espontaneidade, a imaginação e a leveza, promovendo um espaço de experimentação e autoexpressão.
Docente de Desenvolvimento Social no Senac de São José do Rio Preto. Mestrando em estudos literários através da pesquisa “As conexões entre a literatura e o folclore no Brasil: diálogos culturais e ressignificações” na Unesp/Ibilce. Arte Educador pelo Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart. Também trabalha com leitura, literatura e redação voltados para o vestibular e concursos públicos. Gosta de ler, ouvir músicas, cozinhar, sair com amigos e fazer programações culturais nas horas vagas. Ama café e acredita que a educação possa transformar e ressignificar adversidades.
Conduzida pelo Coletivo Brotando em Mim, a vivência propõe uma pausa para o autocuidado. Uma experiência inspiradora e relaxante, com histórias diversas ao pé do ouvido, conexão com a natureza, reflexões sobre bem-estar e felicidade, e um espaço acolhedor e seguro para trocas e leituras.
Inscrições: por ordem de chegada.
O coletivo nasceu em 2018, com o propósito de criar momentos lindos para guardar na memória. Para criar estes momentos, utilizamos a mediação de leitura, a música, a narração de histórias, o universo do circo através da palhaçaria, propostas sensoriais diversas em espaços de brincar, bem-estar, além de realizar diversas oficinas de artes.
Nessa intervenção, o poeta, rapper e professor Renan Inquérito promove um encontro poético e divertido entre o rap e a educação, sempre levando a literatura de forma lúdica e acolhedora, promovendo uma experiência interativa, divertida e espontânea. Com seu megafone na mão, Renan solta a voz, celebra a oralidade e rompe o silêncio costumeiro das bibliotecas e livrarias, maltrata a gramática pra colocar a culpa na licença poética.
Proporcionar aos participantes uma experiência artística e cultural por meio do bordado, utilizando essa técnica como ferramenta para contar e preservar a história dos rios da cidade, promovendo a conscientização ambiental e o resgate da memória local. Vagas Limitadas. Inscrições pelo telefone (14) 3302-4600
| 23/04/2025 | 9h | 10:30 |
| 25/04/2025 | 9h | 10:30 |
Estimular a expressão de sentimentos dos jovens por meio da escrita criativa de poemas contemporâneos, com o objetivo de criar um livro coletivo de poemas curtos. Durante a oficina, os participantes também serão incentivados a ilustrar suas produções, misturando poesia com arte visual.
Docente da área de Desenvolvimento social no Senac Sorocaba. Mestre em Terapia Ocupacional (UFSCAR); especialização em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global (PUCRS) e especialização em Arteterapia e Terapias expressivas (UNESP).
Docente de Desenvolvimento Social no Senac Sorocaba, possuí formação em História da Moda, Consultoria de imagem e Coloração pessoal.
Aborda a moda como uma poderosa possibilidade de expressão de sentimentos, personalidade e intenções. Seu trabalho integra a moda com estratégias de marketing pessoal, oferecendo aos seus clientes a possibilidade de se desenvolverem e se apresentarem de forma eficaz no mercado de trabalho. Caroline se dedica a inspirar as pessoas a se sentirem bem consigo mesmas, refletindo estrategicamente sobre como a vestimenta pode impactar positivamente suas vidas, fortalecer sua imagem profissional e trazer mais valor e felicidade ao seu cotidiano.
Bate papo com as Booktubers Maria Fernanda Santucci e Suellen Andrade. Nesta atividade, vamos explorar o fenômeno da literatura de consumo, analisando como livros virais e clássicos coexistem no imaginário dos leitores. Através de uma conversa dinâmica, discutiremos o impacto das redes sociais, das tendências de mercado e das mudanças no perfil do público leitor. Afinal, o que faz um livro se tornar um sucesso?
Apresentação ao vivo do cantor e poeta Anderson Oliveira, que combina música e performance para entreter e conectar o público.
Local: Quadra – Bloco 3
(Avenida Rodrigues Alves, 8-37 – Centro – Bauru)
Cantor e poeta, possui dois EPs e sete singles disponíveis nas plataformas de música. Já se apresentou no Sesc Santo André (SP) e realizou shows em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Belém do Pará. Além disso, conduz o Sarau do Oliveira e ministra sua Oficina de Escrita Criativa.
Também conhecido como pôster artístico, o lambe-lambe é encontrado em espaços públicos. É uma linguagem artística que faz parte da arte urbana contemporânea e por ser de baixo custo, tornou-se um importante veículo para a divulgação das ideias, principalmente nos grandes centros. Nessa atividade, realizada pelo Museu Felícia Leirner, os participantes são convidados a produzirem seus lambe-lambes sendo instigados com a pergunta “o que você gostaria de deixar registrado na e para a sua cidade?

Você sabia que o nome da nossa cidade, Araçatuba, tem origem no araçá?
Essa fruta nativa é um símbolo da nossa história e da nossa identidade local. Nesta atividade, vamos explorar o significado cultural e ambiental do araçá, compreendendo sua importância para a biodiversidade e para a construção da nossa identidade regional.
Os participantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre o cultivo, os benefícios nutricionais e os diferentes usos do araçá na culinária e na medicina popular. Além disso, será um momento de valorização das nossas raízes e de conexão com a natureza, promovendo um olhar consciente e sustentável sobre os recursos naturais da nossa região.
Educadora profissional e ambiental, cultivadora de uma relação profunda com jardins e escolas. Promove olhar atento e mãos atuantes nos mais diversos espaços verdes, consolidando-os também como territórios de aprendizado e conexões.
Jardineiro com 30 anos de experiência. Apaixonado por cuidar e transformar espaços verdes é especialista em paisagismo e cultivo de plantas.
Popularmente conhecido como jogos de tabuleiro, os “boardgames” vem para trazer um universo completamente novo na questão de imersão em jogos, possuindo uma diversidade muito grande nas possibilidades de jogos e modalidades, desde competitivos, que colocaram a prova suas estratégias individuais até cooperativos onde, trabalhando junto você e seus amigos deverão vencer o jogo. Atendendo a publico de todas as idades é um excelente pedido para diversão em reuniões, festas, gincanas e qualquer oportunidade que queria aprender, desenvolver as habilidades cognitivas e claro se divertirem.
O Origami Geek é a arte da dobradura de papel com temas inspirados na cultura geek, como personagens de jogos, filmes, séries e quadrinhos.
Oferecemos uma variedade de tutoriais e modelos de origami para uso no espaço de vivência. Aqueles que já têm experiência são encorajados a compartilhar suas habilidades e ajudar outros participantes, enquanto os iniciantes receberão mais atenção do origamista.
O Origami Geek é a arte da dobradura de papel com temas inspirados na cultura geek, como personagens de jogos, filmes, séries e quadrinhos.
Oferecemos uma variedade de tutoriais e modelos de origami para uso no espaço de vivência. Aqueles que já têm experiência são encorajados a compartilhar suas habilidades e ajudar outros participantes, enquanto os iniciantes receberão mais atenção do origamista.
A atividade Revelação de Autores é um jogo de mistério literário que vai descobrir talentos escondidos na nossa escola! A ideia é incentivar a leitura e a criatividade, desafiando a comunidade escolar a adivinhar quem escreveu os textos expostos. Antes do evento, coletaremos textos dos alunos e espalharemos pela escola junto com pistas sobre os autores. Fotos de escritores misturadas a imagens aleatórias serão expostas para votação e no dia 23/04 revelaremos os autores em um bate-papo especial sobre sua trajetória e inspirações!
A Oficina de Lettering é uma oportunidade incrível para os alunos de Design do SEDUC explorarem a arte das letras de forma manual e criativa! Em parceria com o professor Luan, esta atividade vai além das fontes digitais, ensinando técnicas para composições tipográficas expressivas e personalizadas. Os participantes aprenderão a integrar o lettering aos seus projetos visuais, ampliando seu repertório e domínio da composição.
OFICINEIRA:
Maniely Steicy
Nascida na periferia de São Paulo, Maniely tem espírito empreendedor desde cedo, mas foi na arte que encontrou sua verdadeira paixão, especializando-se em lettering e desenhos minimalistas.
Nesta oficina de Zine artesanal, os participantes serão convidados a refletir sobre as influências culturais presentes na mídia e como a diversidade está inserida nela. Utilizando recortes, desenhos e escrita, vamos analisar o que está sendo divulgado e explorar maneiras de valorizar culturas que promovem a inclusão e a diversidade. Venha expressar suas ideias e criar zines que desafiem as narrativas culturais dominantes!
| 23/04/2025 | 10h | 11h15 |
| 24/04/2025 | 15h | 16h15 |
| 25/04/2025 | 10h | 11h15 |
Bruna Silva de Freitas Pereira é formada em Pedagogia e possui vasta experiência no trabalho com estudantes com deficiência, além de atuar como educadora social em serviços da área de assistência social. Atualmente, é docente da área de Desenvolvimento Social no Senac Ourinhos. Com um foco no protagonismo estudantil e na educação popular, dedica-se a promover a transformação social por meio da educação.
A partir de sua própria experiência como leitora apaixonada, Goimar Dantas, compartilha sua trajetória e o profundo amor que nutre pelo universo literário.
Inscrições pelo e-mail:
saojosedoscampos.biblioteca@sp.senac.br
Goimar Dantas é jornalista, roteirista, escritora e mestra em comunicação e letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 2011, foi finalista do Prêmio Jabuti. É autora de obras de diversos gêneros
A Biblioteca como Espaço de Pluralidade: África na sala de aula com o ativista da Guiné-Bissau, Emílio Vaz.
Emílio Vaz Rodrigues, é natural de Bafatá em Guiné-Bissau. Ativo politicamente, atua de maneira online, uma maneira que encontrou de contribuir para a construção de um país melhor. Veio para o Brasil em 2008 por intercâmbio, e se formou em Biblioteconomia em 2012. E decidiu ficar no Brasil após o seu novo propósito: a família.
Durante as rodas de conversa realizadas nos três turnos, docentes e alunos refletem sobre outras vivências culturais e a formação profissional como fator relevante de mobilidade social.
A atividade será realizada em três horários na Biblioteca do Senac Tiradentes: 10:00, 14:30 e 19:30
Psicólogo e Mestre em Psicologia Social pela USP. Tem MBA em Gestão Escolar pela USP e trabalha como psicólogo educacional há mais dez anos, tendo artigos e capítulos de livro publicados. Atualmente é Psicologo Escolar no Senac Tiradentes.
Roda de Conversa – Todo mundo fala, todo mundo aprende
Aqui a ideia é simples: sentar em roda, trocar ideias e falar sobre temas que fazem a gente pensar. Cada pessoa contribui com seu ponto de vista, compartilha vivências e escuta o outro com respeito.
Aprenda a criar seu próprio filtro dos sonhos nesta oficina envolvente!
Utilizando materiais como: aro, fios, miçangas, barbante, para que você desenvolva uma peça única, cheia de significado e boas energias.
Explore a criatividade e conecte-se com essa tradição ancestral!
Entrega de senhas na Biblioteca com 30 minutos de antecedência da atividade.
Vagas limitadas!
Uma performance poética/musical autoral da Poeta Laura Conceição que traz poesias cantadas, faladas e ritmadas para o ambiente escolar. Laura Utiliza corpo, voz e instrumentos percussivos.
Laura Conceição, poetisa e cantora, encontra inspiração no cotidiano. Com 7 anos de carreira, promove a poesia em escolas públicas. Viaja pelo país compartilhando suas músicas e palestras, destacando-se pela luta por igualdade. Lançou “Eu grito pra fazer voar os versos” na FLIP em 2023.
Realidade Virtual – Coloque os óculos e entre em outro mundo!
Com os óculos de realidade virtual, você entra num universo novo, onde tudo parece real — mas foi criado digitalmente! Pode ser inspirado em um filme, em um game ou inventado do zero. E o mais incrível? Você pode olhar pra todos os lados, se mover e até controlar o que vê com o movimento dos seus olhos e da cabeça. É como sonhar acordado, só que com tecnologia de ponta!
Esta atividade trará uma entrevista com a autora Cristiane Correia Dias que compartilhará sua vivência e perspectiva dentro da cultura Hip-Hop e como foi o processo de levar esse conhecimento para dentro de suas práticas pedagógicas.
Mestre em Educação-Psicologia e Educação. Elaboradora e Articuladora dos projetos culturais e esportivos do Instituto de Desenvolvimento Social, Cultural e Esportivo Cybernétikos Soul Street’s. Autora do livro “A pedagogia Hip-Hop: consciência, resistência e saberes em luta”.
O Senac Mogi Guaçu convida você para a palestra “Justiça para Todas: Convivência e Cultura na Escola” com a renomada advogada e autora Fayda Belo. Nesta palestra, que faz parte da Semana Senac de Leitura, Fayda Belo discutirá temas cruciais de seu livro “, abordando os direitos das mulheres e a importância do empoderamento feminino. Além disso, Fayda falará sobre o cartaz “Convivência na Escola”, explorando como promover um ambiente escolar mais justo, seguro e inclusivo.
Fayda Belo é Advogada Criminalista especializada em Crimes de Gênero, Direito Antidiscriminatório e Feminicídios, com pós-graduação em Penal e Processo Penal. É autora do livro Justiça para todas, um guia sobre crimes de gênero para mulheres. Além de ser palestrante, professora e consultora de gênero para empresas, Fayda é reconhecida como uma das advogadas mais influentes do Brasil, com prêmios como o Sim À Igualdade Racial 2024 e Mulheres Inspiradoras 2024. Ela é especialista consultada pelos principais veículos de imprensa e ocupa posições de destaque em várias organizações, como o Comitê do Fórum Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e a Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica. Como influenciadora digital, Fayda tem mais de 2 milhões de seguidores, compartilhando de forma acessível os direitos das mulheres.
Roda de conversa sobre como a literatura conecta as pessoas e promove reflexão.
Você conhece Braille? Nesse bate-papo com o educador Bruno Alves, vamos compartilhar as vivências de acesso ao conhecimento a partir da escrita e leitura em Braille. E conhecer os equipamentos, demonstrando o uso da reglete, linha braille e máquina braille.
Graduado em Rádio, Tv e Internet pela Universidade Anhembi Morumbi (2009). Possui MBA em Gestão e Negócios pela Universidade Anhembi Morumbi (2006). Professor na PUC atuando nos cursos de Extensão Universitária . Atualmente é monitor de educação profissional na área de desenvolvimento social para jovens do Programa Aprendizagem, é membro do Comitê de Inovação e Empreendedorismo, Inclusão e Diversidade e multiplicador do Workshop de Inclusão no Senac São Paulo.
“Literatura Fantástica e Mitopoética nas Bibliotecas” com Cristina Casagrande sobre o livro: A amizade em Senhor dos anéis.
Neste encontro especial, teremos a honra de conversar com Clarice Freire, a talentosa autora de “Pó de Lua” e “Para não acabar tão cedo”. Clarice nos levará a uma jornada pelo universo da criatividade e da poesia, compartilhando suas inspirações, processos criativos e a magia que envolve a construção de seus versos. Venha se encantar com as palavras e descobrir como a poesia pode transformar o cotidiano em arte.
Escritora, pesquisadora e ilustradora pernambucana. Clarice é publicitária, mestra em Ciências da Linguagem, área que seguiu no doutorado. Clarice lançou, em 2024, seu romance de estreia, o “Para não acabar tão cedo”, pela Editora Record.
Autora de dois livros best-sellers de poesia visual, o “Pó de Lua” (2014); e o “Pó de Lua nas Noites em Claro” (2016), sendo o segundo finalista do Prêmio Jabuti de Literatura (2017), na categoria ilustração. Clarice também é vencedora do Prêmio Orgulho de Pernambuco, do Jornal Diário de Pernambuco (2018). É criadora de perfis de poesia, textos literários e ilustrações nas redes sociais, onde conquistou, ao todo, mais de 1 milhão de seguidores.
Leitura do texto teatral de Ariano Suassuna “O Auto Da Compadecida” seguido de um bate papo buscando aprofundar o entendimento da obra e o que move cada personagem.
Oficina de escrita criativa com Ryane Leão (@ondejazzmeucoracao)
Escrevendo o Reflexo Diante o Espelho – A autora irá dialogar sobra a importância de assumir as belezas da própria vida e existência. Uma oficina sobre criatividade, autoestima, ancestralidade, construção textual, identidade e coragem.
Uma apresentação envolvente e divertida de contação de histórias que mistura música, teatro e cultura popular nordestina.
Venha mergulhar no universo poético de Clarice Lispector em nosso evento de Contação de Histórias Sonoras! Através de narrativas envolventes e sonoridades cativantes, vamos explorar a profundidade e a sensibilidade de suas obras. Uma experiência única que promete tocar o coração e a mente de todos os participantes!
É atriz, diretora, dramaturga e professora de teatro. Feminista, Trans e Gorda Maior em suas obras estuda os corpos dissidentes, a Teoria Queer e o Teatro Transfeminista.
Já trabalhou com nomes importantes do teatro brasileiro como Inez Viana, Assucena, Mika Lins, Caco Ciocler, Luisa Micheletti, Luiza Curvo, Fernanda Nobre, Luna Martinelli, Pedro Granato e Bia Szvat.
Fundadora da Trupe Acima do Bem e do Mal junto com o ator Davi Tostes, um coletivo dedicado à pesquisa e desenvolvimento de linguagens teatrais contemporâneas.
Bartira Sene, 25 anos, é musicista (voz, composição, piano e percussão) e professora, formada em Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música pela USP-RP. Em 2016 participou da gravação do DVD “Incelente Maravia” de Pereira da Viola como cantora. Foi solista na ALMA (Academia Livre de Artes e Música) orientada pela soprano Tamara Pereira. Atualmente faz parte do Itaporã Trio, grupo musical formado por Felipe Duarte, Julia Sarti Pupim e Bartira Sene.
Nesta atividade, participantes refletem e produzem microcontos, tendo como ponto de partida as dimensões desse gênero textual (brevidade, narratividade, intertextualidade e transficcionalidade). A linguagem fotográfica é utilizada para que participantes identifiquem as diversas histórias escondidas no cotidiano e que servem de contorno para a ficção contemporânea. Nesse sentido, imagem e texto se mesclam para contar histórias com o a menor quantidade de palavras possível.
Professor licenciado em Letras pela Universidade Cruzeiro do Sul, com dupla habilitação em língua portuguesa e inglesa. Experiente na construção de projetos interdisciplinares na Educação Básica e produtor de conteúdos didáticos em língua inglesa. Docente do Senac/SP desde 2021, atua na área de Linguagens do Ensino Médio Técnico como especialista em inglês e tutor de projetos.
Slam: o SLAM e a literatura “para além dos livros”
Venha participar do nosso Slam de Poesia da biblioteca, um evento cultural vibrante onde poetisa Vampp vai compartilhar suas palavras e emoções. Este é um espaço aberto para a expressão criativa, onde cada voz é ouvida valorizada.
A artista realizará uma apresentação de Poesia falada. A performance será inspirada nas apresentações de SLAM POETRY, competição de poesia falada, que surgiu na década de 1980 em Chicago, nos Estados Unidos e veio para o Brasil através do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e Memória do Hip Hop em 2008 (tendo como principal expoente a poeta Roberta Estrela D’Alva). O SLAM é considerado dentro do quinto elemento do hip-hop: o conhecimento, reivindica a cultura popular e, principalmente, das periferias, com temáticas focadas em questões sociais, afetividade e resistência.
LOCAL: Pátio (1º andar)
Graduada em História pela Universidade de São Paulo – USP.Arte-educadora, artista plástica, historiadora, poeta e educadora popular. Semi finalista do SLAM SP 2024 (campeonato paulista de poesia falada). Autora do livreto independente de poesia: “Só a Arte Tava Lá”. Organizadora e apresentadora do Sarau Gerações. Produtora artística e Mestre de cerimônia do coletivo DIM zona Oeste. Professora e coordenadora do Cursinho Popular Emancipa Mirna Eliza Bonazzi.
O filme retrata o Quilombo de Damásio, que tem se valido há séculos de uma estrutura social em que se privilegia o trabalho coletivo para a extração e o cultivo de alimentos.
Local: Auditório – 3º Subsolo
Conúbio: encontro do lirismo ribeirinho com a canção mineira
A apresentação marca o encontro do lirismo ribeirinho do poeta Julio Cesar da Costa com com a poética e canção mineira de Carlos Mahlungo. Show permeia uma seleção de poemas dos 30 anos de poesia do poeta do Vale do Ribeira com canções da parceria com o músico mineiro do Álbum “faladores de Beleza” e da publicação Mutirão de versos do poeta Miracatuense.
Vagas limitadas! Inscreva-se pelo telefone (13) 3828-1338. 🙂
Julio Cesar da Costa, nascido em Miracatu, pós-graduado em literatura brasileira, poeta, pesquisador e ensaísta. Autor das obras: Cacos de mim (1994), Sortilégios (2008), Na ribeira da poesia (2012), No balanço da Maré (2014) e Mutirão de versos (2021(. Vencedor do Prêmio Guaracuí de literatura em 2019 na categoria conto.
E se a escrita pudesse ser uma forma de lidar com o trauma e elaborar a experiência? Ou ainda fosse marcada pela interação entre o texto e o espaço em branco na página? Ou ainda pudesse explorar temas como abandono, esperança e afeto e ainda ser inspirada por artes, leituras e teatro, conectada com a poesia, a dramaturgia e a oralidade? Esses são os ingredientes presentes na prosa poética de Aline Bei. Autora dos aclamados “O Peso do pássaro morto” e “Pequena coreografia do adeus” que foi lida e trabalhada em sala de aula com os estudantes do EMED chega à Semana Senac de Leitura para um bate-papo com a autora, onde a comunidade escolar poderá conhecer um pouco mais do seu trabalho e ainda perguntar sobre suas obras.
Formada em Letras e Artes Cênicas e pós-graduada em Escritas Performáticas. O peso do pássaro morto, finalista do prêmio Rio de Literatura e vencedor do prêmio São Paulo de Literatura e do prêmio Toca, é o seu primeiro livro. Traduzido para o francês pela editora Aldeia em 2022 e adaptado para o Teatro por Helena Cerello, com direção de Nelson Baskerville, cumprindo temporada em diversas cidades do Brasil. Em 2021 lançou seu segundo livro, Pequena Coreografia do Adeus, pela Companhia das Letras. O romance foi finalista do prêmio Jabuti e do prêmio São Paulo de Literatura e já vendeu mais de 100 mil cópias. Está sendo adaptado para o teatro por Tarcila Tanhã e foi adaptado para uma videodança por Georgia Palomino e Suzane Rossan. Foi publicado em Portugal pela Particular Editora.
Doutor em Letras pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP, mestre em Artes pela mesma instituição e pós-graduado em Psicanálise Clínica, com enfoque nas interfaces entre psicanálise e cultura, psicanálise e negritude, e psicanálise com crianças e adolescentes. Professor há quase dez anos, é licenciado e bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo.
No segundo dia da Semana Senac de Leitura 2025, celebraremos o poder da palavra falada e escrita como ferramenta de expressão, identidade e transformação social. A poesia, em suas múltiplas formas, tem o potencial de sensibilizar, provocar reflexões e aproximar pessoas, tornando-se um instrumento essencial para a construção de novas narrativas e para o fortalecimento da diversidade cultural.
Para aprofundar essa experiência, receberemos Cleyton, poeta, slammer e mensageiro especial. Com uma trajetória marcada pela oralidade, ancestralidade e resistência, Cleyton leva a poesia para além das páginas, conectando-se com diferentes públicos por meio de saraus, slams e projetos culturais. Seu trabalho inspira jovens e adultos a se apropriarem das palavras como forma de expressão e transformação.
A atividade irá acontecer em nossa biblioteca com vagas limitadas, por ordem de chegada.
Cleyton Mendes é escritor, poeta, palestrante slammer, mestre de cerimônias, arte educador, produtor e articulador cultural e ex-carteiro. Nos correios desenvolveu o projeto “Carteiro Poeta” onde entregava poesias junto com as correspondências. Formado em Publicidade e Propaganda, iniciou seu MFA em escrita criativa pela St.Francis College no Brooklyn, Nova York. Autor dos livros “ Relatos De Uma Insônia” “ContraIndicação” “Etcetera” e “África é Logo Aqui”. Esse último narra um pouco de suas vivências em sua passagem pelo continente africano, em Moçambique. Idealizador e apresentador do Sarau Pense Já, Sarau Afrônt Poesia e também do projeto África e suas diásporas.
Participe deste workshop interativo e mergulhe na rica e diversificada culinária brasileira! Sob a orientação dos renomados chefs Jorge da Hora e Pedro Henrique Nogueira Costa, você aprenderá a preparar pratos tradicionais e a explorar a culinária indígena, que reflete a vasta diversidade cultural e geográfica do Brasil.
Além de colocar a mão na massa, os participantes terão a oportunidade de degustar as delícias preparadas durante a aula. Não perca a chance de vivenciar uma experiência gastronômica única e enriquecedora!
Mestre em Comunicação pela Universidade Paulista e iniciou sua carreira gastronômica na Bahia, no Restaurante Escola Senac Pelourinho. Atuou como chefe no Mosteiro de São Bento e nas plataformas da Petrobrás no Nordeste, criando pratos regionais. Em São Paulo, formou-se Tecnólogo em Hotelaria pelo Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro, onde também concluiu os cursos de Cozinheiro Chefe Internacional e Sommelier. É pós-graduado em Docência do Ensino Superior, com pesquisa sobre a influência africana na cozinha brasileira, e em Psicopedagogia com foco em inclusão social. Foi chef-executivo dos hotéis-escola Senac em Águas de São Pedro e Campos do Jordão, priorizando ingredientes e histórias da culinária regional. Atualmente, é professor no Centro Universitário Senac – Santo Amaro, responsável pelas disciplinas de Cozinhas do Brasil, Habilidades Básicas de Cozinha e Práticas de Serviços Gastronômicos, além de coordenar a pós-graduação em Cozinha Brasileira. Atuou também como mediador de conhecimento na USP e desenvolve atividades como personal chef e consultor gastronômico no Brasil e no exterior.
Nesta atividade, promoveremos um debate enriquecedor que examina as masculinidades construídas e aquelas impostas pela sociedade. Será um espaço dinâmico para que os participantes compartilhem suas percepções e experiências, contribuindo para uma reflexão coletiva sobre os padrões e expectativas relacionados à masculinidade.
Local: Biblioteca
Professor de Filosofia no Senac São Miguel Paulista e de História na Escola Social Marista Vila Progresso. Atua na educação há 11 anos, com foco na formação crítica, nos direitos humanos e no diálogo com as realidades sociais dos estudantes. Formado em Teologia, tem trajetória marcada pelo engajamento em projetos sociais e populares, como cursinhos comunitários. É pai da Esther, de 11 anos, integra o grupo de estudos sobre masculinidades “E agora José” e é coautor do livro em produção Ser homem é, que reflete sobre os desafios e questionamentos da masculinidade na sociedade atual.
A oficina, ministrada por Raquel Wailemann e Carla Oliveira, explora a relação entre corpo, movimento e leitura. Expressão corporal e ritmo são trabalhados para ampliar a comunicação e a criatividade, proporcionando uma experiência dinâmica que integra literatura, arte e expressão corporal.
Inscrições: por ordem de chegada.
Formada em Artes e Biomedicina, com especializações em Psicopedagogia e Saúde Estética Avançada. Também tem formação em Ballet Clássico. Atua na biblioteca do Senac Penha, desenvolvendo atividades educacionais e apoiando eventos culturais.
Psicóloga com pós-graduação em Arteterapia. Atua há 24 anos com projetos sociais e atendimento clínico. Docente no Senac Penha, ministra aulas no Programa Aprendizagem e cursos voltados ao desenvolvimento humano e arteterapia.
Atividade de poesia falada onde os participantes apresentam suas criações de forma espontânea e expressiva.
Local: Biblioteca – Térreo
Popularmente conhecido como jogos de tabuleiro, os “boardgames” vem para trazer um universo completamente novo na questão de imersão em jogos, possuindo uma diversidade muito grande nas possibilidades de jogos e modalidades, desde competitivos, que colocaram a prova suas estratégias individuais até cooperativos onde, trabalhando junto você e seus amigos deverão vencer o jogo. Atendendo a publico de todas as idades é um excelente pedido para diversão em reuniões, festas, gincanas e qualquer oportunidade que queria aprender, desenvolver as habilidades cognitivas e claro se divertirem.