Afoxé “La Cantante de La Trinidad y Sus Hijos” Grupo Matriarcal de Cultura Griot
Apresentação da dança de Afoxé do grupo “La Cantante de La Trinidad y Sus Hijos” Grupo Matriarcal de Cultura Griot.
“LA CANTANTE DE LA TRINIDAD E SUS HIJOS” é um grupo matriarcal de artistas Griots constituído pela família Sena Rodrigues, que traz no seu núcleo a Matriarca Nilvanda Sena Rodrigues (Griota Nil Sena), sua filha Luzia Sena Rodrigues (Luzia Beija-Flor), e seu filho Francisco da Mata Sena Vieira (Chico Sena). O grupo foi formado desde o nascimento dos filhos de Nil, pois como é cultura Griot (Cultura das mestras do saber popular), os filhos acompanham a Matriarca na vida e na arte.
O afoxé recebe o nome da própria Matriarca como uma forma de homenagear à sua Mãe-Mestra Raquel Trindade, quem transmitiu oralmente para a família os saberes do Coco de Alagoas, Maracatu de Nação de Baque Virado, Baião, Samba de Roda do Recôncavo Baiano, Samba de Lenço Rural Paulista, Ciranda, Guerreiros de Alagoas, Jongo Fluminense, Jongo mineiro, Bumba-Meu-Boi de Pernambuco, Pastoril Profano, Lundu Colonial, entre outros.
O nome foi concebido em espanhol pelo fato da Matriarca Nil Sena fazer questão de legitimar a língua irmã como uma forma de protagonismo latino americano. Nil, Luzia e Chico Sena são discípulos de Raquel Trindade e do Grupo Urucungos, Puítas e Quijêngues, grupo que foi fundado por Raquel Trindade de Souza, e no qual receberam de seu fundador Alceu José Estevam, a transmissão oral da tradição do Samba de Bumbo Campineiro e o batismo do Bumbo de Samba de Bumbo Campineiro, o Velho Miliano, o Bumbo da Dona Nil.