Carolina Maria de Jesus “História e Legado” Vera Eunice, filha de Carolina, relembra das memórias da infância e do empenho da mãe escritora para sustentar os filhos. A professora Vera Eunice, filha de Carolina, hoje com 70 anos, lembra-se da urgência que a mãe sentia em colocar no papel as palavras que brotavam em sua mente, uma das mais brilhantes do Brasil, da onde saiu a obra-prima Quarto de Despejo, traduzida em 13 idiomas, para mais de 40 países.
Local: Auditório
Palestrantes
Nicole Diassis
É licenciada em Letras Português-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo e atuo como professora de educação básica no Senac São Miguel Paulista desde 2021. Possuo experiência como mentora de Língua Portuguesa para estudantes de ensino médio, vestibulandos e graduandos que possuem dificuldade de leitura e escrita, oferecendo trabalhos como aulas particulares de leitura e interpretação de textos. Sou admiradora de Carolina Maria de Jesus desde o início da faculdade, quando uma colega de turma apresentou uma pesquisa sobre “Quarto de Despejo”. Desde então, em minha prática, contemplo a escrita da autora trazendo sua obra para discutir a construção de memória e identidade através dos gêneros diário e autobiografia
Vera Eunice
Vera Eunice de Jesus é formada em Letras pela Universidade Anhembi Morumbi, Pedagoga formada pela Universidade Nova Iguaçu, Pós docência do Ensino Superior e Técnico – Unicesp. Aposentada na Rede Estadual e atualmente trabalho na Rede Municipal como professora de Educação Infantil e professora de Português.
Talitha de Jesus
Nascida em uma família de sambistas, Talitha considera que sua vivência no samba, sobretudo, nos terreiros de escolas de samba – espaço de sociabilidade, troca de vivências e narrativas de diversas gerações – foi o que a formou enquanto pessoa e profissional.
Cria da Cohab 2 na Zona Leste e da Nenê de Vila Matilde, já foi vendedora de shopping, operadora de telemarketing, produtora de conteúdo em veículos de comunicação, agente comercial, repórter e assessora de imprensa. Atua como uma das embaixadoras do WME Awards By Music! e no Núcleo de Comunicação do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo. Se formou como bolsista em Produção Cultural e atualmente cursa MBA em Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto. Em homenagem a Carolina Maria de Jesus, idealizou o Projeto Carolinas, que tem como objetivo democratizar o acesso à literatura através da distribuição de livros para mulheres moradoras de regiões periféricas.
Defende as escolas de samba como espaços de produção de conhecimento e ação política e através do seu trabalho e utilizando os saberes do samba como formas de sentir, ser e estar no mundo, deseja plantar sementes para jovens negros e futuras gerações.