Moda e Construção de Identidades Periféricas – Biografias Visuais Um bate-papo sobre a estética periférica e sua importância na construção de identidades e espaços de pertencimento na sociedade – com Milena Nascimento (@mile.nx ), Wes Xavier (@ogumdoce ) e Leandro Castro (@leandrocastrum ).
Evento gratuito, presencial e sujeito à lotação.
Palestrantes
Leandro Castro
Leandro Castro é estilista independente de São Paulo e pesquisa possibilidades têxteis a partir de matérias-primas de descarte. Além de atuações na indústria e projetos artísticos de linguagens diversas, integrou a Brasil Eco Fashion Week (2019 a 2021) e atualmente apresenta suas coleções na Casa de Criadores, maior plataforma de Moda Autoral do Brasil. Participa de plataformas de moda sustentável, como a Trama Afetiva, e colabora com projetos de Moda junto a ONGs e cooperativas de artesãs. Além das formações na área de Moda, atualmente realiza pesquisa acadêmica relacionada à Arte e Tecnologias, no programa de Engenharia e Inovação na Universidade Federal do ABC. Docente na área de Moda no Senac Lapa Faustolo.\ @leandrocastrum
Milena Nascimento
Milena Nascimento, nascida e criada no extremo sul de São Paulo – Grajaú.
Costureira, poeta e designer. Fundadora da Mile Lab, marca de moda marginal situada no bairro do Grajaú, em SP. A marca atua no seguimento do Street Wear e tem como propósito pesquisar e registrar através da indumentária, a cultura, o intelecto, a realidade cotidiana das favelas e tudo que compõe a identidade negra periférica.
Atualmente no comando da Mile Lab, Milena Nascimento atua como diretora criativa, executiva e costureira. Em paralelo, ministra mentorias e oficinas de capacitação para novos criativos e empreendedores na comunidade. Como pesquisadora autônoma de Cultura Marginal, presta consultoria, pesquisa e desenvolvimento criativo de moda sob a perspectiva periférica e suas vivências. Premiada em 2022 “Estilista do Ano” pela Geração Glamour.\ @mile.nx @mile.lab
Wes Xavier
Wes Xavier é um pesquisador que desenvolve um trabalho pioneiro sobre mapeamento, identificação de hábitos, tendências e comportamentos de consumo periféricos. Há mais de 12 anos trabalha com cultura, educação e comunicação. Possui um grande portfólio de mapeamento de tendências periféricas, filmes etnográficos, editoriais de moda e catálogos de comportamento da Geração Z Periférica – em desenvolvimento através do seu laboratório de estudos chamado Vivência.Lab.
Em outubro de 2023 lançou um estudo em nível nacional chamado “Brasil Corre” em colaboração com o Grupo Consumoteca (Consultoria especializada em direcionar negócios na América Latina), que apresenta ao mundo quais são os dilemas e os atravessamentos dos consumidores periféricos brasileiros.\ @ogumdoce @vivencia.lab
Links Relacionados